CONSELHOESCOLAR

CONSELHOESCOLAR

segunda-feira, 5 de março de 2012

CADERNO 6 – CONSELHO ESCOLAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO HUMANA: CÍRCULO DE CULTURA E QUALIDADE DEDUCAÇÃO

Objetivos: • Compreender a importância do espaço da formação continuada; • Aprender a utiliza o círculo de cultura, segundo Paulo Freire. AT-06.01 DISCUSSÃO NO BLOG Com base em sua experiência no campo educacional e a partir da leitura do Caderno 6, discuta com seus colegas as seguintes questões apresentadas no referido caderno: a) “Por que formação continuada dos Conselheiros e como realizá-la?” b)”O que é preciso saber e fazer para entender e enfrentar um problema e buscar alternativas para a solução?” c) “Como construir propostas de solução para os problemas e como pôr em prática uma alternativa?” ORIENTAÇÕES PARA PARTTICIPAR: Caro(a) cursista(a), Faça uma primeira leitura do CADERNO 6. Depois, faça uma segunda leitura, anotando as principais ideias e conceitos. Considerando suas leituras a respeito da função social da escola, reflita sobre e responda as questões no blog (1 inserção e 2 comentários). POSTAGEM E AVALIAÇÃO Prazo: 05 a 11/03 (07 dias) Valor: 0 – 10 Atividade vale frequência.

83 comentários:

  1. É importante a formação continuada dos Conselheiros visto que este exerce uma atuação indispensável como membro no Conselho, o que resulta uma escola mais autônoma, deliberativa e normativa, de maneira que a educação seja comprometida com a emancipação humana, somando na construção da autonomia, da responsabilidade e da liberdade em todos os cidadãos e cidadãs. Paulo Freire diz que concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação. Portanto, é preciso estar sempre atento e que TODOS participem ativamente de tudo que envolve qualquer assunto referente à escola, visto que o problema para ser solucionado precisa estar para todos nítido a situação existente, para que estes possam buscar de acordo com suas limitações a ajuda necessária e possível para os possíveis problemas. As propostas de solução para os problemas podem ser construídas através da atuação ativa e comprometida do Conselho Escolar juntamente com todos os Conselheiros, colocando em prática alternativas que visam buscar decisões positivas para uma prática mais de acordo com cada realidade encontrada.

    ANA PRISCILA BEGO PEREIRA
    CEIM CASA DE JESUS - ITABERÁ
    AT-06.01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito importante a formaçao continuada dos conselheiros , pois ele é mesmo indispensavel para uma escola autonoma deliberativa e normativa , buscando sempre educaçao emancipadora para todos.
      juvelina gonçalves
      c.e.i.m. dom silvio

      Excluir
  2. Porque a escola vive uma época de grandes desafios e ricas transformações pedagógicas, pois a escola é um lugar importante de socialização do conhecimento, e sabe que precisa trabalhar igualmente o cognitivo, o social e o afetivo, e que nossos filhos que eram um receptor passivo se tornam autônomo e autor de sua própria historia e com isso precisamos de uma escola mais articulada e afetiva com a comunidade e de uma organização democrática e participativa, ser um membro do conselho é ter o dever e o direito de participar deste processo de reinvenção da escola, e contribuir cada vez mais para que a escola cumpra sua função de educar, construindo a democracia e cidadania participativa, realizando um processo de aprendizagem significativo; que respeite e valorize o saber e cultura do estudante e da comunidade, pois o conselho escolar é coletivo participante da construção dada democracia e da qualidade da educação com inclusão social deve ser um espaço de experiências democráticas, colaboração, responsabilidade, e solidariedade.
    LUCIMARA J. ALMEIDA
    C.E.I.M. ITABERA

    ResponderExcluir
  3. A educação continuada necessita de intervenções educativas que constituem no sentido escrito, como prática social intencional para a formação das pessoas a qual se construa autônoma, livre e responsável, visando assim a importância quanto a formação continuada para os Conselheiros, visto que exercem uma atuação indispensável como membro do Conselho Escolar.
    O Conselho Escolar tem o direito e o dever de zelar pela educação de qualidade, pois é um órgão coletivo, investigativo e propositivo, tem a finalidade de acompanhar a gestão e o trabalho educativo escolar, buscando alternativas e inovações, tomando decisões, agindo na melhoria do processo educativo, na atuação ativa e comprometedora juntamente com todos os conselheiros.
    A metodologia de formação humana dos círculos de cultura concretiza a concepção de que o educando é sujeito de seu processo educativo e que o educador também aprende.
    LUCILEI DE FREITAS NUNES ALMEIDA
    C.E.I.M. DA VILA DOM SÍLVIO

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ana Priscila,
    Concordo com você quando coloca que o Conselho Escolar precisa estar atento a qualquer problema que haja na escola, pois é um órgão coletivo e de decisões, por esse motivo tem que ter uma atuação ativa e comprometedora com todos os conselheiros, sempre buscando soluções que favoreçam o bom andamento da escola.
    LUCILEI DE FREITAS NUNES ALMEIDA
    C.E.I.M. DA VILA DOM SÍLVIO

    ResponderExcluir
  5. Nos dias atuais em que as transformações e mudanças são uma constante no mundo globalizado, formação é uma realidade e necessidade, é preciso nas próprias relações interpessoais sempre estar em formação, o mundo muda, as pessoas mudam, os gostos e costumes mudam, Paulo Freire já apontou que o ser humano nunca está pronto, é um ser inacabado, que está em constante formação. Da mesma maneira um colegiado da importância dos Conselhos Escolares deve passar por constantes momentos de formação, visto ser a representação dos interesses educacionais, visando propor dentro da realidade local as soluções e mudanças cabíveis e realizáveis no contexto sócio-escolar da comunidade atendida.
    Luíz Henrique de Melo
    Oficina Pedagógica

    ResponderExcluir
  6. Formação é sempre necessário e importante, para um colegiado se faz mais importante ainda e a formação dos membros conselheiros deve ser uma constante, pois são eles que estão agindo nas propostas de melhorias dentro do campo educacional e por se tratar de um colegiado de ordem coletiva que decide as tomadas de decisões em prol do desenvolvimento e qualidade da educação e de seus atendidos é preciso formação, encontros, debates e exposição de vários pontos de vistas na busca de um bem maior.
    Márcia Magalhães
    Coordenadora Pedagógica – EMEI”Arco-Íris”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcia, como você também vejo o quanto a formação é necessária nos dias atuais, claro com o proposito de melhorar sempre o ambiente escolar.

      Maria Betânia Falsarella da Cruz – CEIM CASA DE JESUS

      Excluir
  7. É sempre importante buscar novos conhecimentos, momentos de formação; para os membros do conselho isso deve ser contínuo por se tratar de um colegiado articulador de propostas de melhoria na educação, é através do conhecimento que se renova as possibilidades de ações e assim torna-se auxílio no cumprimento da função da escola de educar, formar cidadãos e qualificação profissional.
    Edinéia Gomes Machado
    EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  8. Sabendo-se que a escola é o espaço de conhecimento, troca de saberes e aprendizado entre professor/alunos e todos os demais que compõem a escola, espaço único de formação cidadã, é de suma importância a constituição dos Conselhos Escolares que nas suas atribuições de promover uma educação integradora e formadora a formação de seus membros é uma constante, uma vez que quem se forma, forma.
    Eliete Machado Nogueira Gil
    EMEI ARCO-ÍRIS

    ResponderExcluir
  9. Alexandra C. F. Silva9 de março de 2012 às 17:06

    A formação do Conselheiro é mais significativa quando os assuntos estudados estão diretamente ligados com sua prática como Conselheiro. Os textos e as leituras, os temas e o jeito de tratá-los fazem muito mais sentido se diretamente relacionados com a atuação con¬creta. Os Conselheiros contribuem na definição de prioridades e de alternativas, na sua construção coletiva e na sua socialização. Avaliam a qualidade do trabalho da escola. Procuram desco¬brir as origens e determinantes dos problemas e desafios que encontram no desenvolvimento da educação escolar. Na busca das raízes dos problemas e de inovações, o Conselho descobre o que, de fato, precisa ser atacado para resolver os problemas, enfrentar os desafios e melhorar a educação escolar. Sendo assim, espera que o Conselho contribua no esforço coletivo de resolver problemas e de prevenir para que não aconteçam, e de implantar inovações para melhorar a qualidade do trabalho educativo escolar.

    ALEXANDRA CRISTINA FERREIRA SILVA
    CEIM Itaberá – Casa de Jesus – At. 06.01

    ResponderExcluir
  10. Alexandra C. F. Silva9 de março de 2012 às 17:11

    Neía também acho que é necessário a formação, e um ponto importante que eu achei é quando você diz que deve ser CONTÍNUO o que vem a preparar para sempre novos desafios que irão surgir no caminho.

    ALEXANDRA CRISTINA FERREIRA SILVA
    CEIM Itaberá – Casa de Jesus

    ResponderExcluir
  11. O mundo vive constantemente em mudanças,mudanças de ordem social, educacional, tecnológica, humana e tantas outras, a escola em sua função social de muito além de preparar o aluno para o mercado de trabalho e sim para a vida, para o cumprimento da cidadania, por si só não possível atender com a máxima eficácia desejada, para tal é importante um auxílio, uma ajuda para juntos chegar ao objetivo final, a participação dos conselhos nas escolas é uma excelente fonte de suporte para atingir os propósitos educacionais e a formação continuada dos conselheiros é uma forma de preparar todos para vencer os desafios diários.
    Margareth Feiteira
    EMEI "ARCO-ÍRIS"

    ResponderExcluir
  12. A ação dos Conselheiros é importante visto que estes contribuem na definição de prioridades e de alternativas, na sua construção coletiva e na sua socialização na Unidade Escolar. Sua função principal é construir o novo, enfrentar os desa¬fios do novo contexto social e cultural. Para isso, age e intervém participando da execução das alternativas propostas na construção do novo. Portanto, o Conselho, além de ‘re-agir’ ou ‘pre-venir’, ele ‘pró-age’. Não tem como caminhar sozinho, enfrentar desafios só, é preciso apoio por todas as partes envolvidas e que auxiliam o Conselho a buscar melhorias eficazes no caminhar da Unidade Escolar.

    Maria Carolina Ferraz CEIM Casa de Jesus. At. 06-1

    ResponderExcluir
  13. Já discutido em outros debates desse curso a importância dos conselhos nas escolas e é também muito importante a formação dos membros desse colegiado, uma vez que a partir dele que proveem as soluções para eventuais problemas e na efetivação de ações educacionais voltadas ao bem maior; o educando, visando sua formação para a vivência em sociedade. As hipóteses de solução devem ser as mais realistas possível, ter uma relação intrínseca entre a necessidade e a realidade local e essa formação continuada dos membros do referido conselho que permite essa visão global dos pontos a serem melhorados e da solução.
    Vanilda de Fátima Mendes de Souza
    EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  14. O Conselho Escolar é um lugar privilegiado e decisivo de tomada de decisões para a educação escolar, entendido como um órgão coletivo de decisões colegiadas, deve ser uma instância atenta e preocupada, um espaço de reflexão/estudo e um órgão coletivo investigativo e propositivo. Ele tem como finalidade acompanhar a gestão e o trabalho educativo escolar; buscar alternativas para enfrentar problemas e dificuldades e para implantar e implementar inovações. Para tanto, em colegiado, toma decisões e apóia a escola, especialmente a sua gestão, agindo com vistas à melhoria do processo educativo escolar. E como todos sabem, o aprofundamento de nossos conhecimentos sempre traz melhorias, remete-nos ao porquê do curso de formação de conselheiros, pois, com mais estas informações estaremos capacitando-nos e ajudando-nos a planejar,organizar,realizar e avaliar as reuniões e os cursos.Assim como, ajuda numa orientação para que todos possam melhorar suas atitudes como pai e professor, ou mesmo,como cidadão preocupado com o bem estar dos nossos futuros cidadãos. É através de muita leitura, reuniões, discussões entre outras que podemos ter uma visão crítica do nossa sociedade para que, então, possamos alcançar melhorias na Educação, uma Educação Inclusiva.O que é preciso saber e fazer, é simples, não há nada padronizado; para lutarmos por uma Educação de qualidade, para contribuirmos para a formação humana, deve-se cada um agir de sua forma, afim de melhorias, cada ato bom é um grande passo na formação dos nossos cidadãos. Para enfrentar os problemas que possam vir pela frente é necessário uma análise crítica da situação inteira que possa estar envolvida neste conflito. Não se deve tratar um ser como um aluno que está ali para apenas receber informações, mas como sujeito participante, que tem seus conhecimentos e está afim de interagir. Para estes problemas, o conselho é um espaço aberto para reflexões, onde as experiências levarão -nos a uma determinada solução. Para tanto se deve trabalhar de maneira proativa, na busca de nos aprimorar para alcançar bons resultados em nosso trabalho. E ainda, tratar o espaço que estamos trabalhando considerando-o da maneira que ele é, com sua diversidade e características, inibindo situações preconceituosas.

    Nilce Regiane Camargo
    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  15. O Conselho Escolar juntamente com as escolas devem privilegiar uma educação de qualidade e para todos e nessa busca do melhor é preciso estudo, conhecimento e formação, formação esta que deve ser com os membros, não apenas para os membros, sendo que juntos, trabalhando em equipe é muito mais fácil atingir metas, colaborar com as mudanças necessárias para o contexto e a realidade social, psicológica, comunitária e de participação e relação escola/aluno/comunidade.
    Silvana Eloá de Moura
    Professora - E.M.E.I. "Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  16. Aline lacerda

    É preciso que todos participem ativamente de tudo que envolve qualquer assunto referente à escola, visto que o problema para ser solucionado precisa estar para todos nítido a situação existente, para que estes possam buscar de acordo com suas limitações a ajuda necessária e possível para os possíveis problemas, o conselho escolar é coletivo participante da construção dada democracia e contribuem na definição de prioridades e de alternativas, na sua construção coletiva e na sua socialização na Unidade Escolar. Sua função principal é construir o novo, na efetivação de ações educacionais voltadas ao bem maior; o educando, visando sua formação para a vivência em sociedade. As hipóteses de solução devem ser as mais realistas possível, entre a necessidade e a realidade local.
    ceim dom silvio

    ResponderExcluir
  17. O Conselho Escolar é privilegiado para tomar decisões colegiadas e auxiliar no desenvolvimento de melhorias para a educação. Buscando sempre a melhor forma de resolver problemas, para isso, é de grande ajuda a capacitação dos seus membros, ou seja,o curso de formação de conselheiros escolares, uma vez que aprendemos a cada dia mais e mais,cada novo aprendizado é algo a mais. Esta capacitação é através de cursos, reuniões, palestras, entre outros, que nos ensinam e nos induzem a refletir sobre vários assuntos. Com estes aprendizados, podemos aplicar na escola em que atuamos, seja no planejamento,organização, direção e controle dela. Tornamos pessoas mais ligadas a realidade de nossos educandos, a formação, ainda, instrui pais e a comunidade para o trabalho de desenvolvimento de nossos futuros cidadãos. Para desenvolver bons trabalhos precisamos apenas aplicar aquilo de bom que sabemos e manter sempre uma atitude proativa e flexível. Para a resolução de problemas, podemos montar propostas a partir de reuniões com o Conselho Escolar, que nos permitira boas reflexões e praticá-las no ambiente em que sempre estamos em contato com eles, agindo sempre de maneira a proporcionar uma educação inclusiva, ou seja uma educação de qualidade, valorizando as diferenças e os valores de cada sujeito.

    Maria Creuza Couto Santos Silva

    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com você Aline, devemos sempre estar ligados a realidade do educando, toda atitude que aderimos é necessário levar em consideração a identidade dele. E trata -se de um trabalho coletivo, com a interação de todos. E o Conselho Escolar está aí para nos ajudar neste trabalho em equipe com boas reflexões e aprendizados que podemos integrar na nossa escola.

    Maria Creuza Couto S. Silva

    ResponderExcluir
  19. Bem isso,Aline e Creuza, para desenvolvermos bem nosso trabalho seja ele qual for é necessário o trabalho em grupo e estar aberto para as mudanças e necessidades de nosso público. UM trabalho pro-ativo, flexível e em equipe e livre de preconceitos.

    Nilce Regiane Camargo
    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  20. O Conselheiro é um militante na construção da democracia e cidadania. Participa como co-responsável na construção de uma educação escolar inclusiva e de qualidade social. Sua prática é um processo de formação humana e exige momentos específicos de qualificação que se realiza pela qualificação de prática educativa escolar por meio de estudos específicos e direcionados. É preciso saber que a formação continuada dos conselheiros escolares é uma maneira de potencializar a atuação dos mesmos no Conselho e deste na Escola, tornando-se efetivamente um Conselho autônomo, deliberativo e normativa, e não apenas consultivo e referenciador de decisões já tomadas. A participação e a democratização num sistema público de ensino é a forma mais prática de formação para a cidadania.

    Heloisa M.de B.Gomes- Coordenadora do CEIM Distrito de Toriba do Sul

    ResponderExcluir
  21. Os Conselheiros Escolares participam de um órgão colegiado, onde se levantam coletivamente entraves, problemas ou possibilidades de melhoria do trabalho da escola, onde se analisam e estudam problemas, onde se criam e constroem alternativas. O Conselho Escolar é um lugar privilegiado e decisivo de tomada de decisões para a educação escolar. A participação de um Conselheiro escolar pode se tornar uma participação consciente, co-responsável e autônoma, o Conselheiro dá mais densidade às condições pessoais, subjetivas para esclarecer as bases de suas decisões e para contribuir mais efetivamente com o seu dizer, decidir e agir.

    Funcionárias do CEIM Distrito de Toriba do Sul- Edite, Vanda, Teresa, Joana e Maria Cristina.

    ResponderExcluir
  22. Márcia Magalhães é exatamente como você expôs que deve acontecer "Formação é sempre necessária e importante ... e a formação dos membros conselheiros deve ser uma constante ... e por se tratar de um colegiado de ordem coletiva que decide as tomadas de decisões em prol do desenvolvimento e qualidade da educação ... é preciso formação, encontros, debates e exposição de vários pontos de vistas na busca de um bem maior".

    Heloisa M. de B. Gomes- coordenadora do CEIM Distrito de Toriba do Sul

    ResponderExcluir
  23. Concordamos com você Maria Creusa quando diz que "O Conselho Escolar é privilegiado para tomar decisões colegiadas e auxiliar no desenvolvimento de melhorias para a educação. Buscando sempre a melhor forma de resolver problemas, para isso, é de grande ajuda a capacitação dos seus membros, ou seja,o curso de formação de conselheiros escolares. ... Esta capacitação é através de cursos, reuniões, palestras, entre outros, que nos ensinam e nos induzem a refletir sobre vários assuntos ... podemos aplicar na escola em que atuamos, seja no planejamento,organização, direção e controle dela".
    Edite, Vanda, Teresa, Joana e Maria Cristina.-Funcionárias do CEIM Distrito de Toriba do Sul

    ResponderExcluir
  24. Também acredito Maria Carolina que é na coletividade, na integração entre todos os membros do Conselho é que há realmente possibilidades de se buscar melhorias , pois sem a participação de todos não tem como obter uma Escola mais democrática.

    ANA PRISCILA BEGO PEREIRA
    CEIM CASA DE JESUS - ITABERÁ

    ResponderExcluir
  25. O papel do Conselho Escolar está tomando uma dimensão muito mais importante do que contribuir para a manutenção da escola. É importante a contribuição na gestão financeira e na gestão da infra-estrutura física. Vem também assumindo papéis mais significati¬vos e relevantes, participando do planejamento, da avaliação e da reprograma¬ção da proposta pedagógica da escola, do projeto político-pedagógico. Assim, um dos mais importantes papéis do Conselheiro Escolar é participar na solução dos problemas e dificuldades da escola, principalmente aqueles relacionados com a aprendizagem e com a progressão dos estudantes. Participar da solução desses problemas, além dos problemas financeiros, é fundamental para que a escola possa cumprir melhor seu papel de proporcionar uma educação de qualidade com inclusão social. Nesta sua tarefa ele deve ter condições de investigar o problema e deliberar sobre um plano de ação ou sobre encaminhamentos para enfrentar o problema e para resolvê-lo.

    Josina Elisabeth de Mello Barreira – Diretora CEIM Casa de Jesus, CEIM Dom Silvio e CEIM Distrito Toriba do Sul – Atividade 06-01

    ResponderExcluir
  26. Sem duvida Ana Priscila, assim espera-se que haja a participação de todos, para qualquer situação ou problema que a escola esteja passando. É fácil opinar, julgar mas o difícil é buscar formas para melhorar a realidade, o que nem sempre contamos o apoio de mais órgãos.

    Josina Elisabeth de Mello Barreira – Diretora CEIM Casa de Jesus, CEIM Dom Silvio e CEIM Distrito Toriba do Sul

    ResponderExcluir
  27. Alexandra C. F. Silva10 de março de 2012 às 14:34

    Vanilda sobre as soluções que você citou também acho justo que devem ser as mais realistas possível, ter uma relação intrínseca entre a necessidade e a realidade local e essa formação continuada dos membros do referido conselho que permite essa visão global dos pontos a serem melhorados e da solução, pois cada realidade encontrada em cada escola é diferente da outra, e ai se vê a importância do Conselho em esta agindo para essa melhoria.

    ALEXANDRA CRISTINA FERREIRA SILVA
    CEIM Itaberá – Casa de Jesus

    ResponderExcluir
  28. A formação dos Conselheiros Escolares é um processo de formação na ação, com imediata e direta vinculação com sua atuação como Conselheiro. Por isso, o estudo nas atividades de formação emerge da prática educativa escolar e para ela volta, sobre ela reincide para melhorá-la. A gente se forma qualificando a prática social da qual se participa, no caso, ampliando a qualidade do trabalho educativo da escola para concretizar o direito de todos à educação. Para cada problema existem soluções simples, fáceis e de baixo custo. Acontece que este tipo de solução, em geral, não resolve o problema. As propostas precisam ser analisadas com rigor, principalmente com relação aos recursos materiais e ao pessoal necessário para pô-las em prática. A programação das ações exige que se pense na viabilidade de sua execução, em amplo diálogo e articulação com a equipe gestora da escola, através de do Projeto de Ação.

    LUCIANE MAGNA ALMEIDA - CEIM ITABERÁ-SP
    AT. 06:01

    ResponderExcluir
  29. Aline lacerda
    Concordo com você Nilce Regiane ,pois o conselho é um espaço aberto para reflexões, onde as experiências levarão -nos a uma determinada solução. Para tanto se deve trabalhar de maneira proativa, na busca de nos aprimorar para alcançar bons resultados em nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  30. Oi Regiane, lendo sua postagem gostei do trecho em que você diz que com as informações adquiridas em formação amplia, capacita e ajuda na proposta do referido conselho, "é através de muita leitura, reuniões, discussões entre outros que podemos ter uma visão crítica da nossa sociedade para que, então, possamos alcançar melhorias na Educação", bem como a Eliete lembrou que "uma vez que quem se forma, forma."
    Luíz Henrique de Melo
    Oficina Pedagógica

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Henrique, concordo com você quando diz que vivemos em meio á tantas mudanças e que para viver nessas mudanças é preciso sempre buscar novos conhecimentos, nova formação, pois realmente somos seres inacabados e na educação não é diferente, ocorrem muitas mudanças e é através de formação que se torna possível acompanhar as mudanças.
    Edinéia Gomes Machado
    EMEI "Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  32. Olá Márcia Magalhães, realmente é preciso a exposição de vários pontos de vista, é um conselho, deve ser trabalhado em equipe, em conjunto na busca de um bem maior; educação de qualidade.
    Eliete Machado Nogueira Gil
    EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  33. Maria Carolina concordo com você, é com a ajuda do Conselho Escolar que é possível construir o novo, enfrentar os desafios e buscar a melhoria em cada Unidade Escolar.
    Márcia Ferreira Magalhães
    Coordenadora Pedagógica - EMEI ARCO-ÍRIS

    ResponderExcluir
  34. Oi Aline concordo com você que as situações devem estar nítidas para todos, para que assim se possa juntos buscar possíveis soluções.
    Vanilda de Fátima Mendes de Souza
    EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  35. Alexandra concordo com você no que refere-se aos assuntos estudados estarem diretamente ligados com a prática do conselheiro, pois assim todos poderão agir melhor para o bem educacional.
    Silvana Eloá de Moura
    EMEI "Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  36. Olá Eliete concordo com você que a escola é um espaço de troca de informações e formação continuada é apenas mais um veículo de troca de conhecimento experiências.

    ResponderExcluir
  37. Filomena Tonon Cimatti10 de março de 2012 às 19:29

    A escola e o Conselho são espaços sociais privilegiados para o processo de construção da democracia e da cidadania participativa, que contribui no esforço coletivo de resolver problemas e de prevenir para que não aconteçam, e de implantar inovações para melhorar a qualidade do trabalho educativo escolar. Nesta perspectiva, deve trabalhar as tensões e os conflitos, procurando alternativas para superar e evitar os problemas, se os mesmos forem de nível escolar, e deve encaminhar às instâncias competentes suas sugestões ou reivindicações, quando as soluções escapam do nível da escola. Na escola encontramos problemas de toda ordem, que emperram e ou dificultam o trabalho educativo. Para enfrentar os problemas é importante a organização coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e a participação da comunidade local. Conforme Paulo Freire afirma, comunicação e convivência favorecem a comunhão e a busca.

    Filomena Tonon Cimatti - CEIM CASA DE JESUS
    – Atividade 06-01

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Marcia! Também acredito que Formação é sempre necessária e importante, ou seja indispensável. É isso que almejamos e esperamos vivenciar nos dias atuais, para que estas sugestões não fiquem apenas no papel e sim em prática prol a escola e seus frequentadores!

    Maria Carolina Ferraz CEIM Casa de Jesus

    ResponderExcluir
  39. Concordo com você Aline,todas as situações que ocorrem na escola devem ser nítidas,abertas para discussões.
    E quero deixar claro a importância da participação dos pais e comunidade no Conselho Escolar, bem como, na vida escolar do educando,pois a Educação começa na escola!
    Falando nisso, vamos dar uma olhadinha neste vídeo que fala sobre:Educação-Família-Conselho Escolar-Democracia-Diálogo

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=JallYWdu81g

    E este outro vem falar-nos a respeito do que é o Conselho Escolar:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=FGxSj9xlKog



    Nilce Regiane Camargo
    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  40. Temos que buscar sempre melhorias para atuarmos na escola,mostrando que a cada dia, com cada novo aprendizado podemos ajudar a construir uma Educação Democrática, assim como se apresenta nesta música do Jota Quest: "Dias Melhores".

    http://www.kboing.com.br/jota-quest/1-200046/
    Vivemos esperando
    Dias melhores
    Dias de paz, dias a mais
    Dias que não deixaremos
    Para trás
    Oh! Oh! Oh! Oh!...

    Vivemos esperando
    O dia em que
    Seremos melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Melhores no amor
    Melhores na dor
    Melhores em tudo
    Oh! Oh! Oh!...

    Vivemos esperando
    O dia em que seremos
    Para sempre
    Vivemos esperando
    Oh! Oh! Oh!
    Dias melhores prá sempre
    Dias melhores prá sempre
    (Prá sempre!)...

    Vivemos esperando
    Dias melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Dias de paz
    Dias a mais
    Dias que não deixaremos
    Para trás
    Oh! Oh! Oh!...

    Vivemos esperando
    O dia em que
    Seremos melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Melhores no amor
    Melhores na dor
    Melhores em tudo
    Oh! Oh! Oh!...

    Vivemos esperando
    O dia em que seremos
    Para sempre
    Vivemos esperando
    Oh! Oh! Oh!...

    Dias melhores
    Prá sempre...(4x)

    Uh! Uh! Uh! Oh! Oh!
    Prá sempre!
    Sempre! Sempre! Sempre!...


    Não vamos esperar sem agir, vamos agir agora mesmo, da melhor forma que podemos!

    Maria Creuza Couto S. Silva
    CEIM -Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  41. Henrique sem duvida, nos dias atuais vem ocorrendo muitas transformações e mudanças constantemente, e para acompanhar essas mudanças nada mais necessário que buscarmos formação, isso é essencial. Por isso, não podemos ficar parados esperando que tudo caia em nossas mãos, temos que lutar por aquilo que acreditamos e queremos seja no pessoal e no profissional.

    ANA PRISCILA BEGO
    CEIM CASA DE JESUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Priscila, com certeza informação e conhecimento são os melhores veículos de mudança, pois não basta que as mudanças passem por nós, é preciso também fazermos a diferença.
      Tenha um bom domingo e uma semana cheia de sorrisos.
      Luíz Henrique de Melo

      Excluir
  42. Nilce gostei muito quando você apontou que a importância da participação dos pais e comunidade no Conselho Escolar, é importante bem como, na vida escolar do educando, pois a Educação começa na escola.

    LUCIANE MAGNA ALMEIDA - CEIM ITABERÁ-SP

    ResponderExcluir
  43. Creuza essa música realmente nos remete a pensar nessa realidade que almejamos e serve como uma injecção de animo e esperança para lutar com as dificuldades que surgem no decorrer da nossa luta diária para sempre dar o melhor para nossos alunos.

    LUCIANE MAGNA ALMEIDA - CEIM ITABERÁ-SP

    ResponderExcluir
  44. Adilson Oliveira da Cruz11 de março de 2012 às 11:04

    Ccmo sabemos a escola é o lugar ideal para descutimos práticas sociais pois é nela que se fundamenta a sólida democracia onde todos estão interessados no bem comum o de formar cidadãos capazes de lutar no nosso país futuramente seja um político,um médico etc....Sabemos que muitas vezes não é tão fácil encontrar soluções cabíveis à toda problemática que pode ser encontrado socialmente,mas com o auxílio de um colegiado onde todos pensando pelo bem comum fica mais fácil de encontrar a solução.

    ResponderExcluir
  45. A formação continuada é fundamental para estudantes, trabalhadores da educação, equipe técnica, professores, funcionário, pais, e membros da comunidade é uma construção coletiva e o Conselho Escolar veio para contribuir cada vez mais no processo de reuniões, estudo, condições que leve as pessoas a participar, discutir e buscar a melhor maneira de resolver os problemas. Pois devemos viver as diferenças, a diversidade e a originalidade para construção de uma democracia participativa.
    Cecilia Alves Proença EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  46. Concordo com você Néia quando diz que é sempre importante buscar novos conhecimentos, momentos de formação pois é através desses momentos de estudos que leva as pessoas a participar, refletir, estudar e discutir seu papel efetivamente.

    Cecilia Alves Proença EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  47. adilson Oliveira da Cruz11 de março de 2012 às 11:30

    Concordo com você Sivana a escola deve realmente estar atrelada ao conselho escolar para estudar refletir e encontrar soluções cabíveis para uma educação de qualidade.Todos pensando no bem comum ambas não deixarão cair a qualidade da educação,nossos filhos e futuros netos viverão num sistema educacional na qual a história deve ser pensada e repensada hoje.

    ResponderExcluir
  48. A formação continuada visa contribuir para que os conselheiros possam planejar,organizar, realizar e avaliar suas reuniões e ajudar na organização do próprio trabalho cotidiano.
    É preciso estar ciente da importâcia da formação, para tomar decisões importantes para a educação escolar, trabalhando no coletivo, buscando soluções adequadas.
    Somente construiremos propostas de soluções para os problemas e as colocaremos em prática se percebermos, através do estudo no caderno 6, a metodologia utilizada nos círculos de cultura.
    Luciane Aparecida Lobo Santucci
    EMEI"Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  49. Olá, Heloisa!
    Concordo com você quando ressalta que é preciso saber que a formação continuada dos conselheiros escolares forma um conselho autônomo, deliberativo e normativo, não apenas consultivo e referenciador de decisões já tomadas.
    A formação se torna muito importante para qualidade de ensino nas escolas.
    Luciane Aparecida Lobo Santucci
    EMEI"Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  50. Filomena Tonon Cimatti11 de março de 2012 às 11:54

    Cecilia gostei muito da sua colocação que diz que "o Conselho Escolar veio para contribuir cada vez mais no processo de reuniões, estudo, condições que leve as pessoas a participar, discutir e buscar a melhor maneira de resolver os problemas". Realmente é isso que esperamos, para que seja mais fácil o caminho de solucionar os problemas que existem e venham a existir na Escola.

    Filomena Tonon Cimatti - CEIM CASA DE JESUS

    ResponderExcluir
  51. Alessandra Pde Paula11 de março de 2012 às 15:22

    A formação continuada dos Conselheiros é importante, pois possuem uma atuação indispensável e são cada vez mais decisivos para o trabalho pedagógico e muito necessária para democratização da gestão escolar.Porque hoje, estamos vivendo um momento de constantes mudança, e devido a isso necessitamos cada vez mais de educação, pois uma educação de qualidade social é,também, de inclusão social.
    Cabe aos membros do Conselho, buscar por melhorias na educação, sendo que sua finalidade é acompanhar a gestão e o trabalho educativo,e é dessa maneira que buscará soluções para enfrentar os problemas que ocorrem no dia-a-dia.


    Alessandra P. de Paula
    AT.06-01
    CEIM ITABERÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline concordo com você quando fala que todos devemos participar ativamente de tudo que envolvem os assuntos referente a escola,por isso devemos contar com a colaboração de todos.

      Alessandra de Paula
      ceim Itaberá

      Excluir
  52. Luciane concordo com você quando diz que a formação dos conselheiros escolares é um processo de formação na ação,com imediata e direta vinculação com sua atuação como conselheiro, por isso ela reincide para melhora.

    alessandra
    ceim Itaberá

    ResponderExcluir
  53. Muito interessante Alessandra sua colocação quando diz " que estamos vivendo um momento de constantes mudança, e devido a isso necessitamos cada vez mais de educação, pois uma educação de qualidade social é,também, de inclusão social". Com o Conselho acredito que seja um caminho mais direto para uma educação de qualidade.

    Maria Carolina Ferraz CEIM Casa de Jesus

    ResponderExcluir
  54. "Sabemos que muitas vezes não é tão fácil encontrar soluções cabíveis à toda problemática que pode ser encontrado socialmente,mas com o auxílio de um colegiado onde todos pensando pelo bem comum fica mais fácil de encontrar a solução". Adilson achei bem pertinente sua colocação, isso nada mais é que trabalhar em grupo visando um bem comum, ao meu ver todos deveriam focar nesse ponto principal, onde todos seriam beneficiados.

    Josina Elisabeth de Mello Barreira – Diretora CEIM Casa de Jesus, CEIM Dom Silvio e CEIM Distrito Toriba do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, Boa Noite
      Concordo com você que as vezes não é tão fácil encontrar soluções para um determinado problema, mas quando trabalhamos em equipe, ouvindo as idéias e respeitando-as tudo fica mais fácil de ser solucionado.
      LUCILEI DE FREITAS NUNES ALMEIDA
      C.E.I.M. VILA DOM SÍLVIO

      Excluir
    2. Sem duvida Lucilei, trabalhar em equipe nos remete a pensar, elaborar, planejar soluções que com certeza sozinho não conseguiriamos alcançar. Por isso, acredito no poder do Conselho, que tem esse proposito, uma corrente capaz de buscar meios e apoio de todos que buscam o melhor na escola e na sociedade.

      Maria Betânia Falsarella da Cruz – CEIM CASA DE JESUS

      Excluir
    3. sem duvidas trabalhar em equipe fica tudo mais facil , por isso acho muito importante a formaçao de conselho escolar ,pois nele podemos discutir varios pontos sobre o melhor andamento de nossa escola e achar a melhor soluçoes para td.
      juvelina gonçalves
      c.e.i.m dom silvio

      Excluir
  55. Filomena Tonon Cimatti11 de março de 2012 às 16:56

    Boa tarde Ana Priscila!
    Assim como você, também acredito que podem sim ser criadas propostas de solução para os problemas seja através da atuação ativa e comprometida do Conselho Escolar e juntamente com todos os Conselheiros, colocando em prática alternativas que visam buscar decisões positivas para uma prática mais de acordo com cada realidade encontrada, pois cada Escola é uma realidade diferente da outra.

    Filomena Tonon Cimatti - CEIM CASA DE JESUS

    ResponderExcluir
  56. Concordo com você Filomena, para enfrentar os problemas é importante a organização coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e a participação da comunidade local.
    Aline lacerda
    Ceim dom silvio

    ResponderExcluir
  57. É importante que estejamos sempre em busca de formação porque estamos vivendo em um mundo de grandes transformações. Assim espera-se que os processos de formação propostos sejam diretamente vinculados com a situação concreta da escola, com a atuação do Conselho, contribuindo, assim, de forma significativa, para uma educação de qualidade para todos. O Conselho vem para contribuir no esforço coletivo de resolver problemas e de prevenir para que não aconteçam, e de implantar inovações para melhorar a qualidade do trabalho educativo escolar. Uma da sua função principal é construir o novo, enfrentar os desa¬fios do novo contexto social e cultural. Para isso, age e intervém participando da execução das alternativas propostas na construção do novo. Portanto, o Conselho, além de ‘re-agir’ ou ‘pre-venir’, ele ‘pró-age’. Antes dessas propostas ser colocadas em prática elas precisam ser analisadas com rigor, principalmente com relação aos recursos materiais e ao pessoal necessário.

    Maria Betânia Falsarella da Cruz – CEIM CASA DE JESUS – AT. 06-01

    ResponderExcluir
  58. "Todos os cidadãos tem o direito e o dever decontribuir para ampliar e garantir a qualidade de prática educativa escolar".Concordo com esta frase e para tanto,nada melhor que participar ativa e diretamente da vida escolar de nossas crianças.Com a participação no Conselho Escolar ,por exemplo, estamos oportunizando aos pais e comunidade,esta prática.Pois,só se participa ativamente de algo quando se tem conhecimento.Eliana Bueno-At 06-01-CEIM Itabera.

    ResponderExcluir
  59. É muito importante a formaçao continuada dos conselheiros ,pois a nossa educaçao necessita de intervençoes que construa escola autonoma ,livre e responsavel e com isso temos que ficar atentos a qualquer problema que haja na escola de nossos filhos , buscando sempre soluçoes.
    LUCIMARA J. ALMEIDA
    C.E.I.M. ITABERA

    ResponderExcluir
  60. As pessoas se educam no cotidiano de suas vidas , em sociedade , e é pela educaçao nas relaçoes sociais que nos tormamos quem somos , e com isso a formaçao de conselho escolar é muito importante poi as pessoas necessitam de intervençoes educativas que correspondem a condiçoes objetivas para que construam cidadoes autonomos , livres ,e responsaveis ,e com isso temos sim que formar um conselho capacitado , que possa planejar ,organizar e realizar , atitudes educativas para o melhoramento escolar de nossos alunos.
    JUVELINA GONÇALVES
    C.E.I.M DOM SILVIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE TEMOS QUE SEMPRE BUSCAR MELHORIAS PARA NOSSA ESCOLA E NOSSAS CRIANÇAS POIS ELES SAO NOSSO FUTURO .
      LUCIMARA J. ALMEIDA
      C.E.I.M ITABERA

      Excluir
  61. Ana Priscila você foi muito feliz na sua assertiva e concordo plenamente quando você diz que "é muito importante a formação continuada dos Conselheiros e que estes exercem uma atuação indispensável como membro do Conselho, o que resulta uma escola mais autônoma, deliberativa e normativa, e que a educação seja comprometida com a emancipação humana".

    Heloisa M. de B. Gomes- Coordenadora do CEIM Distrito de Toriba do Sul.

    ResponderExcluir
  62. Henrique... concordamos plenamente com o que você afirma lá em cima "... um colegiado da importância dos Conselhos Escolares deve passar por constantes momentos de formação, visto ser a representação dos interesses educacionais, visando propor dentro da realidade local as soluções e mudanças cabíveis e realizáveis no contexto sócio-escolar da comunidade atendida".

    Funcionárias do CEIM Distrito de Toriba do Sul- Edite, Teresa, Vanda, Joana e Maria Cristina.

    ResponderExcluir
  63. O Conselho Escolar, colegiado formado por pais, alunos,professores, diretor,funcionários não-docentes e membros da comunidade, deve ser espaço de um projeto voltado aos interesses da comunidade que a escola está inserida, fazendo com que haja a efetivação da Gestão Democrática nela.Para isso, é necessário a participação de seus integrantes, e também,o aperfeiçoamento da atuação dos Conselhos, através do reconhecimento das experiências já vividas, bem como a conscientização dos limites de sua atuação e suas possibilidades. Trata-se de um processo contínuo de prática e reflexão, para que se possa superar as falhas cometidas, aperfeiçoá-las e desenvolver propostas que superem estas falhas, tudo de acordo com a necessidade do ambiente, ou seja, é necessário saber, a realidade de cada um que estamos trabalhando, pois aos educandos, temos que apresentar uma postura em que eles se sintam bem, acolhidos e seguros,com isso, seremos capazes de ultrapassar muitos problemas, lutando para uma Educação de Qualidade.

    Maria de Lourdes Silva
    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  64. O Conselho Escolar é um órgão vital para o exercício da democracia participativa,pois todos passam a assumir suas funções junto a unidade escolar,formando uma cultura participativa, empenhando-se no desenvolvimento do projeto-político-pedagógico, que define os rumos e prioridades da U.E.. numa perspectiva emancipadora.


    Maria de Lourdes Silva
    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria, realmente o empenho de todos no PPP é muito importante, pois ele que norteia as ações nas UEs.
      Márcia Ferreira Magalhães
      Coordenadora Pedagógica EMEI "Arco-Íris"

      Excluir
  65. Silvia Cristina de Barros Gomes12 de março de 2012 às 21:11

    A escola é um lugar de formação humana, é um espaço privilegiado de convivência que visa oferecer as condições educacionais, ampliando, de um lado, a individualidade e do outro, o coletivo. A formação continuada não pode ser pensada como: fragmentada, às vezes desenvolvida em apenas alguns momentos ao longo do ano. Ela deve acontecer de modo contínuo, a fim de que todos possam se atualizar tirar suas duvidas, refletir sobre situações escolares. È...parece simples. Mas a formação implica necessariamente, em uma formação que garanta o desenvolvimento progressivo das competências que se espera de todos que estão envolvidos no contexto escolar. O processo de formação fortalece e qualifica os profissionais adequadamente para assim formar pessoas com um olhar investigativo, buscando soluções do problema. A construção de competências dos profissionais depende de duas condições fundamentais: a possibilidade de refletir sobre a prática e o de ampliar o universo de conhecimento É um desafio, de formar pessoas criticas capazes de ler nas entrelinhas e assim enfrentar situações com convicção e de forma democrática.
    Silvia
    EMEI-Itaberá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sílvia,todo dia é dia de trocar aprendizados e aplicá-los!
      Maria de Lourdes Silva
      CEIM Vila Dom Sílvio

      Excluir
  66. Concordo com você Alessandra, quando cita, que o Conselho Escolar é indispensável para ajudar-nos para construirmos uma Educação que visa a inclusão social,pois a cada vez que trocamos ideias, novos aprendizados adquirimos,para melhor agirmos em nossa escola e sociedade.
    Maria de Lourdes Silva

    CEIM Vila Dom Sílvio

    ResponderExcluir
  67. Margareth é verdade quando diz que as mudanças estão acontecendo de maneira constante, por isso a formação continuada é o primeiro passo para uma educação de qualidade pois é o aperfeiçoamento do conhecimento , auto avaliação , consciência do nível de competência, que nos ajuda a identificar as necessidades da escola e procurar soluções para o cotidiano.

    Cecilia Alves Proença EMEI Arco-Íris

    ResponderExcluir
  68. Silvia Cristina de Barros Gomes12 de março de 2012 às 22:38

    Juvelina
    Realmente as intervenções educativas contribuem para a melhoria da qualidade da educação. O espaço escolar tem que garantir e assegurar a qualidade por meio da formação do conselho escolar, ampliando o universo do conhecimento e formando pessoas competentes e capazes de atuar com responsabilidade.
    Silvia
    EMEI-Itaberá

    ResponderExcluir
  69. Maria de Lourdes gostei desse trecho "deve ser espaço de um projeto voltado aos interesses da comunidade que a escola está inserida", pois conhecer a realidade do aluno é essencial para garantir melhores resultados.
    Edinéia Gomes Machado
    EMEI "Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  70. Luciane Santucci, "A formação continuada visa contribuir para que os conselheiros possam planejar,organizar, realizar e avaliar suas reuniões e ajudar na organização do próprio trabalho cotidiano", com certeza é uma máxima verdadeira, pois com formação recebida é possível melhorar a cada dia e rever o que foi feito e deu certo, bem como procurar novas alternativas para o que não foi tão bem sucedido.
    Vanilda de Fátima Mendes de Souza
    EMEI "Arco-Íris"

    ResponderExcluir
  71. Silvia Cristina de Barros Gomes13 de março de 2012 às 15:55

    Luciane Santucci
    Completo ainda mais a sua colocação, pois é importante também que todos aprendam a valorizar o conhecimento, a selecionar o que é relevante, investigar, questionar e pesquisar;a construir hipóteses, a comparar e estabelecer relações; a adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções. È preciso que todos envolvidos aprendam confrontar e respeitar diferentes pontos de vistas. Esse conjunto de aprendizagem possibilita para a qualificação pessoal refletindo em todo o ambiente escolar.
    Silvia Cristina de Barros gomes
    EMEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por meio do conhecimento e da visão que temos de sociedade ,que está em constante mudanças,poderemos juntos tomar decisões que possam ajudar numa vida melhor para todos.Portanto não devemos ficar presos só no que deu certo,tudo deve ser melhorado,mesmo porque ,como já disse o Lulu Santos- "tudo muda o tempo todo no mundo".Eliana Bueno-CEIM Itabera.

      Excluir
  72. Virgilina Cardoso - EMEI - Arco Iris24 de março de 2012 às 23:10

    O conselho escolar formado por professores diretor funcionários e demais integrantes da comunidade é de extrema importância para a melhoria da escola, desde que todos participem de maneira ativa refletindo e juntos buscando alternativas para solucionar os problemas.
    Atualmente vivemos num mundo globalizado onde as mudanças acontecem muito rapidamente em todos os setores da sociedade. E na educação não é diferente, temos que estar sempre ampliando e atualizando nossos conhecimentos e estar aberto as novas experiência para acompanharmos as mudanças do mundo globalizado.
    É fundamental que todos os integrantes do conselho de escola tenham os mesmos objetivos para a melhoria na educação ,e juntos questionar e buscar soluções para os problemas refletindo sobre o que deu certo, e o que precisa melhorar, para que aconteça a educação de qualidade.
    Com o avanço das novas formas de sociabilidade capitalista e com a emergência de uma nova demanda para a educação, tornou-se indispensável este processo coletivo e permanente para que a escola seja efetivamente um lugar de educação relevante e significativa, um lugar privilegiado da formação humana emancipadora.

    Virgilina CARDOSO

    ResponderExcluir