CONSELHOESCOLAR

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quarta-feira, 27 de abril de 2011

CADERNO 1-CONSELHOS ESCOLARES: DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

ATIVIDADE 0101: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Caro(a) cursista(a),
Faça uma primeira leitura do CADERNO 1. Após esta, faça uma segunda leitura, anotando as principáis idéias e conceitos. Considerando suas leituras a respeito da função social da escola, reflita sobre e responda as questões deste fórum:

*Segundo o Caderno 1, qual é a função social da escola?

*Como a sua experiência como educador ou membro da comunidade escolar (a) poderia ajudá-lo (a) a responder esta pergunta?

*Para obter uma sociedade ausente de desigualdades é preciso que a população lute pela democracia. Deste modo, os sujeitos sociais devem transformar o modelo atual de sociedade, estruturada na democracia representativa, em uma sociedade que tenha sua democracia participativa. Como isso poderia acontecer nas escolas?

153 comentários:

  1. A escola tem como função social de formar o cidadão,isto é ,construir conhecimentos ,atitudes e valores que tornem o estudante solidário,crítico,ético e participativo.Para isto a meu ver,é preciso se ter um censo crítico,e para tanto, ter conhecimento e principalmente vivência.Como defender algo que não se conhece?Eis o verdadeiro papel da escola ,dar suporte e subsídios para formarmos nossas idéias e assim nossas opiniões.Só se tem democracia verdadeiramente participativa quando o cidadão conhece a fundo seus direitos e os defende, sem prejudicar com isso seu próximo sem esquecer e conhecer suas obrigações e deveres com a sociedade.
    CEIM-Casa de Jesus-coordenadora Eliana Bueno.

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  2. A escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social,onde a maior preocupação é o crescimento intelectual,emocional, espiritual do aluno, e para que esse avanço venha acontecer é necessário que se abra canais dentro das unidades escolares.
    Nossa sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso ao conhecimento que é o assunto principal a ser tratado nesta formação.

    SME-Márcia Gomes-CTP-Oficina

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  3. Sabemos que a escola tem a função social de formar cidadãos solidários, críticos, éticos e participativos, é nela que irão construir conhecimentos, atitudes e valores, sendo um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa. E nós enquanto cidadãos não apenas devemos saber escolher bem os governantes, mas assumir nossa condição de sujeito, exercendo nosso papel dentro da sociedade como um todo.

    SME- Lucilei de Freitas - Oficina Pedagógica

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  4. Nilce Regiane Camargo5 de maio de 2011 às 02:02

    A escola tem como função social a formação de cidadãos que sejam conscientes, críticos, éticos e ainda, que participem nas decisões a serem tomadas na sociedade em que eles estão inseridos, utilizando o saber adquirido em seus estudos e em sua vivência.A essa ação dá-se o nome de democracia participativa, e tendo em vista o acompanhamento dos alunos,conclui-se que para colaborar com a concretização da democracia participativa a partir do ambiente escolar é necessário que a equipe escolar-formada por professores, funcionários,pais, etc- tenha uma visão crítica que perceba a situação da escola,aponte o que precisa ser revisto e opine por melhorias,ou seja, através desta interação, ocasionará a motivação dos alunos para exercerem uma vida democrática participativa. (AT.1)

    NILCE REGIANE CAMARGO- CEIM VILA DOM SÍLVIO

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  5. Em nossa sociedade a escola tem como função social formar o cidadão,isto é, construir conhecimentos,atitudes e valores que tornem o aluno solidário,crítico, ético e participativo e é tarefa da gestão escolar,contribuir seguirmos nesta direção.Nos dias atuais já não cabe à escola apenas ensinar,uma vez que o conhecimento é armazenado e transmitido facilmente em rede.Assim ao lado do "aprender a conhecer",espera-se que a escola tinha uma função social que torne possível outras aprendizagens,como:"aprender a fazer","aprender a conviver" e "aprender a ser".Dessa maneira,a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias,sem perder de vista a sua especificidade:apresentar as novas gerações as formas de convivencia que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do sewr humano.É preciso abandonar o velho sistema individualista e arbitrário de Gestão Escolar para dar lugar a uma nova visão,participação da comunidade escolar,conselhos,pais e alunos todos agindo e atuando diretamente com os dirigentes escolares,afim de melhor visualizar não somente os direitos democraticamente discutidos e definidos ,mas sim localizar os meios e caminhos para se valer tais direitos.Somente assim a escola publica contribuirá efetivamente com os interesses coletivos ,não somente porque implantou a democracia em sua instituição limitadamente definida,mas porque chama dirigentes,professores,conselheiros,pais e alunos a se habitualizarem a inserir a democracia no cotidiano pela busca de seus direitos.Neste contexto é valido lembrar de um dos versos de Raul Seixas:"Sonho que se sonha só,é só sonho que se sonha só.Mas sonho que se sonha junto é realidade".(AT.1)Josina Elisabeth de Mello Barreira-Diretora-CEIM Itabera,CEIM Dom Silvio e CEIM Distrito Toriba do Sul.

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  6. A função social da escola é formar cidadão consciente, ético, crítico e participativo com o intuito de sanar as desiguldades sociais, econômicas e culturais existente no País. Vivemos numa democracia representativa, onde outros nos representam, mas nem sempre é o ideal, o certo é uma democracia participativa, onde todos lutam pelos seus direitos legais e cumprindo seus deveres constitucionais. Não há como não parafrasear Paulo Freire, quando ensina que " o ser cidadão, é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente." Heloisa Barros - Coordenadora Pedagógica C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul - Itaberá - SP.

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  7. Oi Heloisa,muito boa sua colocação, e novos avanços reais serão conquistados quando a democracia for se tornando, cada vez mais, uma democracia participativa.E o Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola.
    Beijos
    SME-Márcia Gomes-CTP-Oficina

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  8. A escola tem como função social formar o cidadão, isto é construir conhecimentos atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.Ela é um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa,para o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria socialmente excluida ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.At 1 Juvelina Aparecida de Almeida Gonçalves Vice-Diretora do CEMI de Itabera, CEMI Vila Dom Silvio, CEMI Distrito de Turiba do Sul

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  9. A ESCOLA TEM COMO FUNÇAÕ SOCIAL : FORMAR PESSOAS CONSTRUINDO SEUS VALORES E ATITUDES,PARA QUE SE TORNEM PESSOAS CRITICAS,ETICAS E PARTICIPATIVAS NA SOCIEDADE EM CONJUNTO COM A SUA COMUNIDADE,FORMANDO UMA GRANDE UNIAÕ;E JUNTAS POSSAM NAO SO ESCOLHER SEUS GOVERNANTES MAIS ,QUE POSSAM EXERCER UMA CIDADANIA CONSCIENTE E COMPROMETIDA COM SEUS INTERESES E SEUS DEVERES DE CIDADAÕ.AT 1 LUCIMARA J. ALMEIDA CEIM ITABERA

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  10. MARIA CAROLINA FERRAZ5 de maio de 2011 às 21:11

    Sabemos que a sociedade atual vive de forma desigual,e para que possamos ter uma mudança positiva precisamos ter a uniao da comunidade escolar,conselhos,pais e alunos agindo juntos pelo bem da escola,tendo como unico objetivo desempenhar bem o seu papel.Construindo conhecimento,atitudes e valores que tornem o aluno solidario,critico,etico e participativo,sendo que a escola e um lugar privilegiado para o exercicio da democracia participativa. AT-1MARIA CAROLINA FERRAZ CEIM ITABERA.

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  11. ALESSANDRA P.DE PAULA5 de maio de 2011 às 21:22

    Os estudantes nos dias atuais ja trazem consigo o saber popular em que vivem e atuam.Esse saber e decissivo nesse processo de democratização,sendo indispensavel socializar o saber sistematizado,tendo um lugar privilegiado para o exercicio da democracia participativa.Assim construindo conhecimentos,atitudes e valores que tornem o aluno solidario,critico,etico e participativo.Sanando as desigualdades sociais,economicas e culturais existentes no nosso pais.AT-1 ALESSANDRA P. DE PAULA CEIM ITABERA.

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  12. A escola tem como função social formar cidadãos críticos, participativos e competentes para a vida em sociedade.Com cidadãos conscientes do seu papel se formará um país com igualdade, humanidade e justiça social, onde reinará uma democracia participativa que é a ideal atualmente, chega de democracia representativa, pois os nossos representantes não pensam em sociedade, mas sim em individualismo.
    EMEI"Arco-Ìris"-Professora Vanilda de Fatima Mendes de Souza

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  13. Filomena Tonon Cimatti6 de maio de 2011 às 13:34

    AT-01.01

    A escola pode contribuir para a democratização da sociedade, pois seus membros tem direito de participar das ações e decisões na escola e na comunidade. Sendo ela um dos principais meios para o desenvolvimento e evolução da sociedade, é também um local privilegiado para que isso aconteça, uma vez que a escola trabalha diretamente com pessoas, as quais devem ser passadas as necessidades e metas da escola para que exerçam os direitos e deveres de cidadãos conscientes.


    Filomena Tonon Cimatti- CEIM Casa de Jesus

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  14. Como já sabemos,a escola é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Ela existe para cumprir uma funçaõ social, ou seja, os fins educativos propostos pela sociedade. E o papel da educação, acompanhamdo o processo de acontecimentos é de gerar consciências críticas, transformadoras, criadoras e democráticas.Heloisa Barros- Coordenadora C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul - Itaberá- SP

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  15. A função social da escola pública não é só formar políticos e democratas, mas sim, tem a função de preparar nossas crianças e jovens para se tornarem pessoas de bem e verdadeiros cidadãos, que saibam reivindicar seus direitos e seham conscios d eseus deveres perante a sociedade.Teresa, Joana, Edite, Vanda e Cristina- Funcionárias do C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul - Itaberá - SP.

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  16. O papel social da escola não é apenas preparar o aluno para níveis elevados de escolaridade, pois o que ele realmente necessita é aprender para compreender a vida, a si mesmo e a sociedade, como prática de cidadania. Novos desafios sempre irão surgir, pois vivemos em uma sociedade em constante mudança, com isso devemos ter novas atenções, conhecimentos e habilidades, para buscar novas propostas e obter assim, resultados positivos. Cabe lembrar, que a escola não é somente responsabilidade do Estado, e sim de uma sociedade que em conjunto trabalha para o bem geral de todos, considerando suas dificuldades, homogeneidade e limitações, sem interferir no dever e direito que todos possuem, consolidando assim o respeito que todos merecem. Por isso, a sociedade deve não apenas exigir e cobrar resultados da escola, mas deve participar e contribuir na sua prática educativa, com fins de formar seus filhos, futuros cidadãos de maneira integra.
    ANA PRISCILA BEGO PEREIRA - CEIM-CASA DE JESUS ITABERÁ-SP

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  17. Luciane Magna de Almeida disse....

    Vivemos em um país capitalista, onde a desigualdade social, cultural e econômica ainda é muito grande.
    O que fazer para mudar isso?
    A escola tem uma função extremamente importante para combater essa desigualdade, mas não pode agir sozinha. Formar cidadões críticos, éticos, solidários e participativos é de sua responsabilidade junto com a comunidade escolar e pais.
    Desenvolvendo assim um trabalho em grupo onde todos participam tendo o seu papel fundamental para a formação do cidadão contribuindo também para uma democracia participativa em uma sociedade.


    Luciane Magna De Almeida – C.E.I.M. Casa de Jesus Itaberá-sp

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  18. Alessandra P. de Paula6 de maio de 2011 às 21:02

    Olá, Ana Priscila, concordo com sua colocação que não é só exigir, nem cobrar resultados da escola mas sim participar e contribuir para sua prática educativa.
    Beijos...

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  19. A escola tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.
    A escola que valorize tem a obrigação de proporcionar ao aluno o conhecimento formal que é o patrimônio da humanidade, para que ele reconstrua a sociedade.
    A escola deve ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa. O professor tem que o compromisso de instrumentalizar os alunos, usando conteúdos apropriados para que cada um possa questionar, criticar, reivindicar, participar e dar soluções que transformem a realidade social.

    Eliele Gomes Machado Gil
    E.M.E.I "Arco-Ìris" AT-01.01

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  20. Oi Luciane! Concordo com você na questão em que a escola tem suas funções, mas que se desenvolvidas em grupo, com a participação de todos há uma melhoria rápida e significativa para que todos os objetivos propostos sejam conquistados democraticamente. Beijos.

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  21. Oi Luciane! Concordo com você na questão em que a escola tem suas funções, mas que se desenvolvidas em grupo, com a participação de todos há uma melhoria rápida e significativa para que todos os objetivos propostos sejam conquistados democraticamente. Beijos.

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  22. A função social da escola é formar cidadãos conscientes, construir conhecimentos, atitudes e valores que os tornem solidários, éticos, críticos e participativos. Usando de todos os meios disponíveis, incluindo desde o saber sietematizado até mesmo os saberes populares, que já trazem consigo, criados dentro das próprias comunidades locais, representando assim elemento decisivo para o processo de democratização.

    Centro Educação Infantil Municipal Distrito de Toriba do Sul- Itaberá´- SP - Teresa - Joana - Edite - Vanda - Cristina.

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  23. Alessandra P. de Paula

    Cabe a escola formar cidadãos críticos, reflexivos, conscientes de seus direitos e deveres. Porque a escola também deve ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, ajudando aos cidadãos a se tornarem mais participativos na sociedade em que vivem.

    ALESSANDRA P. DE PAULA_ C.E.I.M. ITABERÁ

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  24. A função social da escola é organizar os processos de aprendizagem dos alunos, de forma que eles desenvolvam as competências necessárias para serem cidadãos plenos e contribuam para melhorarem nossa sociedade. Necessário se faz também envolver a comunidade, ai sim, estaremos apoiando a democratização e a gestão escolar. Promover a participação da comunidade na gestão escolar,é um dos principais objetivos para se ter início a democracia participativa.É um desafio constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção de uma cidadania emancipadora. Mas se todos se conscientizarem dessa mudança, a escola pública cumprirá seu papel social contibuindo para afirmar os interesses coletivos, construindo um país com igualdade, humanidade e justiça social. Heloisa Barros - Coordenadora Pedagógica do C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul - Itaberá - SP.

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  25. ALESSANDRA!! REALMENTE NOS DIAS ATUAIS OS ESTUDANTES JÁ TRAZEM CONSIGO UM SABER POPULAR ;E COM ISSO A ESCOLA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DEMOCRATICO DE CADA ESTUDANTE PARA QUE SE TORNEM PESSOAS OU ATE MESMO GOVERNANTES LIVRES DE DESIGUALDADES .LUCIMARA J. ALMEIDA C.E.I.M. ITABERA sp

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  26. Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, solidários, participativos, capaz de questionar, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.
    E para que essa transformação de aprendizagem ocorra, precisamos preparar nossos alunos a uma formação de valores, onde devem ser vivenciadas no ambiente de ensino.
    O incentivo do poder publico e o compromisso dos gestores educacionais são de suma importância para que haja uma democracia participativa no projeto politico-pedagógico.
    Cecilia A. Proença - E.M.E.I Arco-Íris
    Itaberá-SP

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  27. A função social da escola é formar cidadãos críticos, reflexivos, conscientes de seus direitos e deveres. Aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, como também ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa.

    Maria Betânia Falsarella da Cruz C.E.I.M

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  28. Agneli Steidel Souza9 de maio de 2011 às 09:27

    Oi Maria Bethânia, concordo sobre sua reflexão sobre a função social da escola, ou seja, formar o cidadão crítico, reflexivo e principalmente consciente de seus atos, ou seja que conhece seus direitos e principalmente atenta aos seus deveres. Sabemos também que a escola interage com a criança de maneira participativa, auxilia seus alunos a adquirir consciencia e principalmente agir em sociedade.
    Agneli Steidel Souza - Conselheira Escola - Funcionários da Escola - CEIM - VILA DOM SILVIO

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  29. Agneli Steidel de Souza9 de maio de 2011 às 09:32

    Oi Cecília, espero que esteja bem, acredito que sua colocação é bastante válida, pois você fala sobre preparação de nossos alunos e formação de valores, sabemos que todos nós qwue atuamos dentro de um ambiente escolar, devemos estar constantemente atentos com relação às nossas atitudes junto aos alunos. Sabemos que somos espelhos, e que aquilo que fazemos por eles sempre é visto e valorizado. Desta forma cabe agirmos com respeito, consciencia e principalmente agirmos de maneira harmoniosa. As crianças estão atentas a todos os que convivem ao seu redor.
    Agneli Steidel de Souza

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  30. telma Cristina Garcia9 de maio de 2011 às 10:27

    Oi pessoal, sobre a função da escola em contribuir significativamente para a democratização da sociedade,e também sendo ela local para o exercício da democracia participativa, cabe ressaltar que sim a escola deve contribuir para que haja uma sociedade mais consciente de sua função social, devemos formar nossos cidadãos para que estes sejam criticos e reflitam sobre as ações coletivas,
    desta forma contribuindo na sociedade. Nossos alunos devem reconhecer as ações democráticas desde muito pequenos, sabendo dosar medidadas de acordos dentro da sala, junto com os amigos e com os professores; devem perceber a participação de seus pais dentro da escola, devem considerar esta participação importante e incentivando-os às reuniões. Desde pequenos podemos ensiná-los e desta forma certamente estaremos formando toda a comunidade escolar.
    Telma Garcia - Coordenadora Pedagógica - CEIM VILA DOM SILVIO

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  31. A principal função da escola até o século XIX,era construir nos indivíduos os valores e a moral.
    Hoje,temos que levar em consideração as idéias que cada um traz ou exprimem da sociedade em que fazem parte.Para Durkhein,a principal função da escola e do educador é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.Para isso,comunidade,escola,pais e educando devem participar mais ativamente da escola e da sociedade.Participando democraticamente da sociedade como um todo,eis a real definição e vivência da democracia participativa de que tanto ouvimos falar.Vale ressaltar que,nos dias de hoje ainda vivemos a democracia representativa.

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  32. Queridos colegas,postei um comentário neste dia 09 de maio de 2011.Fiz referência a Durkhein,mas não registrei meu nome,peço desculpas.CEIM Itaberá -Eliana Bueno -Coordenadora pedagógica.

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  33. aline aparecida de lacerda9 de maio de 2011 às 12:48

    nossa funçao dentro da escola ,juntos e em equipe é contribuir para que haja uma escola onde todos tenham o interesse de participar ,fazer com que aconteça uma democracia participativa e formemos assim cidadãos criticos onde estes mesmos teram como centro ,vencer obstaculos e enfrentar desafios com muita determinaçao e em conjunto com a escola e familiares ,trazer os pais para dentro da escola e junto com professores estar num ambiente onde juntos façam e realizem um bom trabalho
    aline aparecida de lacerda
    ceim vila dom silvio

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  34. Como diz o excelente jornalista Pedro Bial “Salve, Salve!!!”
    Parabéns para os já merecedores de homenagens, corajosos e valorosos participantes deste Curso. Sei que não é fácil com tantas responsabilidades estar conectado, mas tenho a certeza que valerá o prazer de estarmos juntos por esses meses. Garra não é palavra esquecida no Dicionário de vocês, mais vivida segundo a segundo, cotidianamente. Vamos lá a nossa primeira reflexão a partir das postagens já realizadas.

    A PALAVRA DEMOCRACIA PODE SER TRADUZIDA COMO UM MEIO PARA A REALIZAÇÃO DOS VALORES ESSENCIAIS DA CONVIVÊNCIA HUMANA. NOTEM QUE CONVIVER ESTARIA DIRETAMENTE LIGADO A DOIS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS: A SOBERANIA E A PARTICIPAÇÃO POPULAR, OS QUAIS UNIDOS PROMOVEM A REALIZAÇÃO DOS VALORES DA IGUALDADE E DA LIBERDADE. A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA AO INSTITUIR O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO PREVÊ COMO FORMA DE EXERCÍCIO DESTE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA (VOTO) E A PARTICIPATIVA. SE CONSIDERARMOS QUE DESDE A DÉCADA DE 90 OS COLEGIADOS ESCOLARES PASSARAM A TER DESTAQUE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, O CAMINHO PARA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM TERMOS HISTÓRICOS É RELATIVAMENTE RECENTE. UMA ESCOLA QUE BUSCA A PARTICIPAÇÃO TAMBÉM ALMEJA DEFINIR SEUS OBJETIVOS, IDENTIFICAR E RESOLVER PROBLEMAS. PROFESSORES, ADMINISTRADORES, REPRESENTANTES DOS PAIS E DOS ESTUDANTES, JUNTOS, APRENDEM A ELABORAR OU REELABORAR SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COM OLHAR NO FUTURO, MAS COM BASE NO POTENCIAL DIAGNOSTICADO COLETIVAMENTE. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO COM POSSIBILIDADES DE MELHORIA DE RESULTADOS, QUANDO A COMUNIDADE ESCOLAR TEM COMPETÊNCIA, MOTIVAÇÃO, OPORTUNIDADE E CONDIÇÕES PRÁTICAS DE APLICAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS COLETIVAMENTE. PABLO GENTILLI (1988) EXPLICITA “SE TEMOS NO CENTRO DO PROCESSO A PREOCUPAÇÃO COM O SER HUMANO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA, COMPOSTA DE SUJEITOS AUTOCONFIANTES E FELIZES, O FUTURO DA EDUCAÇÃO SERÁ MAIS PROFÍCUO”. PARA CONSTITUIRMOS UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PRECISAMOS INSISTIR, PERSISTIR, REFLETIR, RECONDUZIR, REFAZER, NÃO SE CANSAR. É COMO A MÃE QUE BUSCA A INDEPENDÊNCIA DO FILHO QUANDO QUER LHE ENSINAR A COMER, FALAR, ANDAR... NÃO É DE IMEDIATO QUE SE CONSEGUE, MAS COM VONTADE E CRENÇA QUE O QUE FAZEMOS HOJE TORNARÁ O AMANHÃ SEMPRE MELHOR.

    Por hoje é só caríssimos. Aguardo comentários. Abraços fraternais!!!
    Prof.Esp. Maria da Glória Gonçalves Silva
    CTP Oficina Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Itaberá-SP
    Tutora do Curso

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  35. não pode partir só de nos a participação na escola mas em si toda equipe escolar tem que estar unida, buscando uma escola para formar cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem crítico, ético e participativo,democrática participativa é concebida como um elemento de
    democratização da escola, que auxilia na compreensão da cultura da instituição
    escolar e seus processos e, na articulação das relações sociais, da qual fazem
    parte, os desafios concretos do contexto histórico que vivenciamos.
    erica cristina- ceim vila dom silvio

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  36. Função social da escola e a formação do cidadão.
    Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. A escola pública contribui significativamente para a democratização da sociedade e um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa para o exercício de uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.

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  37. Oi Maria da Glória, gostei demais de sua assertiva,muito reflexiva, mas, destacando o que você já disse, lá "in fine" "se temos no centro do processo a preocupação com o ser humano e o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, composta de seguidores auto confiantes e felizes, o futuro da educação será mais profícuo".Realmente democracia é um processo de convivência social em que o poder emana do povo, e há de ser exercido direta ou indiretamente pelo povo, em proveito do povo.A CF/88 em seu art. 1º, parágrafo único prevê que todo poder emana do povo, que esse poder será exercido por meio de representantes (democracia indireta) e também de forma direta.Isso significa dizer que a base do sistema democrático será não apenas o voto, mas também a participação popular, direta, pelos meios e instrumentos constitucionais e legais. Parabéns a Prof. Esp. Maria da Glória Gonçalves Silva!

    Heloisa Maria de Barros Gomes - Coordenadora Pedagógica do C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul - Itaberá- SP.

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  38. Oi Nilce Regina, gostamos de sua colocação, onde diz que se deve colaborar com a concretização da democracia participativa a partir do ambiente escolar, formada por professores, funcionários, pais, etc..,e que se tenha uma visão crítica, perceba a situação da escola e aponte o que precisa ser revisto e se opine por melhorias.

    C.E.I.M. Distrito Toriba do Sul- Funcionárias: Teresa, Joana, Edite, Vanda e Cristina.

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  39. Márcia Magalhães
    Fazemos parte de um País totalmente diversificado, onde as diferenças sociais, econômicas e culturais fazem parte da realidade da sociedade brasileira. Sociedade esta que vem lutando pelos seus direitos de cidadão, assumindo sua condição de sujeito, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar e contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, voltada para a democracia. Mas para formarmos cidadãos conscientes a Escola quanto Instituição deve conhecer e inserir sua Comunidade para que possam juntos exercer a democracia do País.Ou seja, uma educação democrática e participativa.
    PCP Márcia Ferreira Magalhães Oliveira
    EMEI"Arco-Iris"
    Itaberá - SP

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  40. Oi! Eliana Bueno, gostei demais da sua colocação, que só se tem uma democracia participativa quando o cidadão conhece os seus direitos e os defende, sem prejudicar com isso o seu próximo, sem esquecer e conhecer suas obrigações e deveres com a sociedade.

    Eliete Gomes Machado Gil - EMEI ARCO IRIS

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  41. Se hoje temos um pais com um sistema político e democrático foi graças as conquistas de um povo que lutou por esta liberdade e cidadania em todos os setores sociais de nossa sociedade. Hoje esta se faz necessário a luta por esta garantia da democracia e garantir vai alem do que imaginamos ser .As vezes escolhemos o caminho mas fácil transformando este processo democrático em autoritarismo e corporativista por que o caminho de fazer o democracia nas escolas, envolve a formação dos sujeitos envolvidos, que são alunos professores funcionários pais e comunidades, envolve tempo e estudo e objetivos claros do que realmente queremos em nossas escolas portanto, fazer democracia é cumprir com a função social da educação que é formar sujeitos cidadões críticos capazes de mudar suas próprias realidade em que vive.
    neusa gineli
    ceim dom silvio

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  43. Oi Filomena, concordo com sua reflexão quando diz que a escola é um dos principais meios para o desenvolvimento e evolução da sociedade. A escola não apenas contribui significativamente para a democratização da sociedade, como tambem é um lugar privilegiado para o exercicio da democracia participativa onde todos os cidadãos, como sujeitos históricos conscientes, lutam pelos seus direitos sem deixar de cumprir seus deveres constitucionais de todo cidadão.
    Cecilia A. Proença - E.M.E.I Arco-Iris

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  44. As instituições de ensino tem como papel fundamental formar novos cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres, capazes de decodificar as informações recebidas, dessa forma construindo uma nova sociedade, composta de seres pensantes, questionadores, críticos, participantes e sedentos por mudanças positivas e por melhorias na realidade local, sem extinguir as características culturais da comunidade e os valores adquiridos no seio familiar.
    É esse novo conceito de cidadão, que deixou de ser depósito de conhecimento e passou a ser formador de conhecimento e opinião que poderá converter a atual democracia representativa em democracia participativa.
    LUÍZ HENRIQUE DE MELO-Escriturário/EMEI "Arco-Íris"

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  45. Nilce Regiane Camargo10 de maio de 2011 às 01:04

    CERTAMENTE CONCORDO COM VOCÊ MARIA DA GLÓRIA, POIS TODOS OS OBJETIVOS QUE BUSCAMOS ALCANÇAR NÃO SÃO CONCRETIZADOS DE IMEDIATO, MAS AOS POUCOS, E É ASSIM QUE OS MELHORES RESULTADOS SURGEM, UMA VEZ QUE HÁ MAIORES OPORTUNIDADES DE SE EMPENHAR MELHOR, CORRIGIR AS FALHAS E PLANEJAR NOVAS MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO EM OUTRA ATIVIDADE QUE SE REALIZA.E AINDA, PARA OBTER MAIORES RESULTADOS NESTE TRABALHO, VOLTO A AFIRMAR, COMPARTILHANDO A OPINIÃO DA ÉRICA CRISTINA E DA MARIA DA GLÓRIA QUE A UNIÃO É A BASE PARA A PRÁTICA DE TODOS OS OBJETIVOS, OU SEJA, PARA OS ALUNOS TEREM UMA VIDA DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA, PRECISAM TER UM MODELO PARA SEGUIR E ISTO COMEÇA A PARTIR DE NÓS, PROFISSIONAIS E MEMBROS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO!
    NILCE REGIANE CAMARGO-CEIM VILA DOM SÍLVIO

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  46. PREPARAR UM CIDADÃO CONSCIENTE DE SEUS ATOS E CRÍTICO EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE SEU MEIO SOCIAL É A FUNÇÃO DA ESCOLA, UMA VEZ QUE ELA NÃO EXISTE APENAS PARA PROPORCIONAR UMA SIMPLES FORMAÇÃO, ELA TEM UM OBJETIVO MAIOR QUE É PREPARAR O CIDADÃO DO FUTURO, AQUELE QUE LUTARÁ PELOS SEUS DIREITOS, PRATICARÁ SEUS DEVERES, PARTICIPANDO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO ONDE HAJA MAIS DEMOCRACIA,QUE PROPORCIONE CONDIÇÕES DE IGUALDADE A TODOS.ASSIM, PARA CADA MOMENTO EM QUE PASSAMOS JUNTO AOS ALUNOS, DEVEMOS PROPORCIONAR-LHES SITUAÇÕES EM QUE POSSAM EXPOR SEUS PENSAMENTOS E COMO EDUCADORES DEVEMOS SER MEDIADORES PARA O ALCANCE DOS CONHECIMENTOS E NA CONSTRUÇÃO DOS PENSAMENTOS CRÍTICOS.O TRABALHO EM UNIÃO COM A EQUIPE DE PAIS, PROFESSORES,DIREÇÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR E INCLUSIVE DOS ALUNOS CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, UMA VEZ QUE TODOS TERÃO O DIREITO DE EXPOR MELHORIAS PARA O AMBIENTE ESCOLAR QUE REFLETIRÁ NO MUNDO EXTERIOR A ESCOLA.

    MARIA CREUZA C. S. SILVA CEIM VILA DOM SÍLVIO

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  47. Eliete, concordo com seu ponto de vista é necessário planejar e adequar os conteúdos a serem aplicados aos educandos, para que estes utilizem os conhecimentos adquiridos de melhor forma possível, formando conhecimentos, deixando de serem apenas receptores de informações.

    Maria Creuza CEIM VILA DOM SÍLVIO

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  48. A rede pública de ensino tem como missão formar cidadãos, demonstrando na prática respeito aos saberes trazidos pelos alunos, não destruindo sua identidade. Esse novo cidadão deve ser questionador, crítico e participativo, que de maneira democrática e ativa lute pelos seus direitos sem deixar de cumprir os deveres, buscando uma democracia mais participativa.
    Edineia Gomes Machado-Professora EMEI "Arco-Íris"

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  49. Oi, Filomena! Sua colocação da Escola como meio de desenvolvimento e evolução da sociedade foco bem o que deve ser a educação hoje, pois é através da interação Escola/socidade que formaremos cidadãos conscientes de seus deveres e ações.
    Marcia Magalhães- P.C.P. EMEI "Arco-Íris"

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  50. Neia, achei seu ponto de vista muito interessante: o respeito ao saber que o aluno adiquiriu no ambiente familiar, pois respeito é a base de um cidadão participativo e democrático.
    LUÍZ HENRIQUE DE MELO/EMEI "Arco-Íris"

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  51. A escola pública deve preparar os alunos para o exercício da cidadania e não mais apenas fazê-los decorar conteúdo, pois o verdadeiro cidadão é aquele que por sua reflexões procura soluções para as mais diversas situações de sua vida e ativamente participar não só da democracia representativa mas principalmente na busca por uma democracia participativa.
    MARGARETH FEITEIRA- PROFESSORA/EMEI "Arco-Íris"

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  52. Luciane Aparecida Lobo Santucci10 de maio de 2011 às 10:29

    Luciane Santucci
    A função social da escola é preparar o sujeito para viver em sociedade, sabendo agir independentemente para enfrentar desafios que esta lhe apresenta.
    Em minha experiência profissional percebo a necessidade de interação entre pais, escola e sociedade num todo.
    Para que haja uma democracia participativa, a valorização do conhecimento e a comunicação entre os envolvidos, se faz necessária.
    Luciane Aparecida Lobo Santucci - professora/ EMEI"Arco-Íris"

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  53. Filomena Tonon Cimatti10 de maio de 2011 às 10:40

    Concordo com você Maria de Lurdes quando disse que é função da escola formar cidadãos críticos,
    reflexivos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres pois, as vezes os deveres ficam para o segundo plano, nesse caso nossa contribuição é motivar essa consciência.

    Filomena Tonon Cimatti - CEIM CASA DE JESUS

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  54. ALINE APARECIDA DE LACERDA10 de maio de 2011 às 13:16

    oi creusa,concordo com voce,pois com certeza o nosso trabalho desenvolvido em conjunto refletira fora da escola,e e´por isso que devemos cada vez mais estarmos atentos as novas descobertas e realizarmos um bom trabalho em nossa escola
    CEIM DOM SILVIO

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  55. Oi Aline, seu ponto de vista sobre a participação de pais e professores junto´s é uma das coisas mais importantes dentro da escola,falo como mãe e como funcionaria da escola. Se unirmos forças consiguiremos formar cidadão críticos e concientes daquilo que eles realmente como todo bom e conciente cidadão deve ser! Porisso nós pais vamos nos juntar com com a escola , juntos podemos ter certeza que formaremos grandes cidadãos ! Agneli steidel de souza

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  56. VANILDA DE FATIMA MENDES DE SOUZA10 de maio de 2011 às 13:19

    HENRIQUE CONCORDO COM SEU PENSAMENTO QUANDO DIZ QUE O CIDADÃO NÃO DEVE SER DEPÓSITO DE CONHECIMENTO MAS SIM DAR SUA OPINIÃO PARA QUE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SE CONVERTA EM DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

    VANILDA DE FATIMA MENDES DE SOUZA EMEI ARCO IRIS

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  57. Silvia Cristina de Barros Gomes10 de maio de 2011 às 14:41

    A funçaõ social da escola deve garantir e estimular a atuação democrática, fortalecendo uma estreita ligação com uma comunidade participativa e consciente da qualidade de ensino.Com essas características aliadas a organização escolar, pode-se dizer que, nesta escola, existe uma forma diferente de buscar a qualidade do ensino com alunos criticos, que formam opiniões e revelam aptidões.
    O trabalho da escola, a capacidade de reconhecer seus erros e a garra que a equipe demonstra são ingredientes positivos para construção de uma escola que realmente possa se orgulhar de ter compromisso com a formação dos alunos preparados para exercer sua cidadania
    Silvia Cristina de Barros
    Coordenadora Pedagógica
    EMEI" Arco-iris"

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  58. Oi Helô.Concordo quando diz que promover a participação da comunidade na gestão escolar,é um dos principais objetivos para se ter uma democracia participativa.Então uma vez gestores,vamos arregassar as mangas e trazer junto a nós os pais,abrindo as portas da escola,fazendo-os assimilarem que precisam participar da vida escolar de seus filhos,contribuirem para o bom andamento da escola participando da elaboração do projeto político pedagógico da mesma.Fazermos de nosso conselho Escolar,um conselho atuante,não só eletivo mas participativo nas decisões que devemos tomar em conjunto,assim daremos a ele o direito de voz e voto.
    AT.1- Josina Elizabeth de Mello Barreira
    Diretora CEIM ITABERÁ,CEIM DA VILA DOM SILVIO E CEIM DO DISTRITO TORIBA DO SUL.

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  59. Adilson oliveira da cruz10 de maio de 2011 às 15:31

    Acredito que se refletirmos mais na atual educação brasileira temos ainda um bom caminho a seguir.Devemos crer que com o apoio de cada cidadão no fazer a sua parte diariamente na qualidade da educação de nossos filhos. Procurando o melhor para todos, onde haja uma escola de qualidade formadora de alunos críticos e participativos.

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  60. luciene,muito boa sua colocação pois a preparação de sujeitos para enfrentar os desafios da vida é um grande desafio pra nós educadores,porque quando se fala em preparar já estamos referindo a fazer juntos isso é concretizar a nossa democracia,como disse a Regiane.Até mais em breve abraços.

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  61. Várias colegas disseram que a Escola é um Lugar previlegiado para uma democracia participativa.Concordo pois a educação e democracia são inseparáveis,voltando-se para busca individual e social daquilo que queremos ser.A Escola é onde o "nós" aflora e deve ser culturado.O aprender a conviver com o(S)outro(S)e respeitar o (S) seu (S)direito (S) é um princípio básico da convivência democrática participativa isso significa que todos podemos ouvir e ser ouvidos.Se essa aprendizagem começa bem na escola,prosseguirá ao longo da vida
    AT.1 Josina Elizabeth de Mello Barreira
    Diretora CEIM ITABERÁ,CEIM DA VILA DOM SILVIO E CEIM DO DISTRITO TORIBA DO SUL

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  62. Olá Sílvia, muito boa sua colocação que para conseguir atingir nossas metas é necessário fortalecer a ligação Escola/Comunidade e por destacar que é necessário reconhecer o envolvimento da equipe, pois só com a união da equipe escolar e apoio da comunidade se faz possível o bom desenvolvimento proposto para a educação.
    Edineia Gomes Machado/EMEI "Arco-Íris"

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  63. Olá Ana Priscila, gostei da sua colocação que exlpica nossa vivencia numa sociedade em constante mudança e que, por isso devemos buscar novas propostas para obter resultados.Também concordo quando diz que a escola não é responsabilidade do Estado e sim de uma sociedade que trabalha em conjunto.
    Luciane Aparecida Lobo Santucci-professora/ EMEI "Arco-Ìris".

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  64. Marcia Magalhaes concordo com você, em meio à tanta diversidade em nosso país o desenvolvimento educacional que propicie a formação de cidadãos conscientes e participativos só será possível se conhecermos e respeitarmos a particularidade da comunidade que estamos inseridos, esse é o verdadeiro papel do educador: respeito e união para atingir os objetivos.
    Margareth Feiteira - EMEI Arco-Íris

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  65. VANILDA DE FATIMA MENDES DE SOUZA10 de maio de 2011 às 17:51

    BOA TARDE MARIA DA GLORIA,É PERTINENTE SEUS DIZERES, POIS REALMENTE A ESCOLA DEVE TRABALHAR EM GRUPO PARA OBTER UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA;ONDE TODOS SEJAM ESTIMULADOS,MOTIVADOS,TENDO UMA PARTICIPAÇÃO CRÍTICA.ESSA MUDANÇA NÃO TERÁ BENEFICIOS IMEDIATOS,PORÉM FUTURAMENTE A EDUCAÇÃO E O PAÍS IRÃO COLHER OS FRUTOS

    AT 1 VANILDA DE FATIMA MENDES DE SOUZA ;PROF EMEI ARCO ÍRIS

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  66. Para o indivíduo exercer a cidadania, ele precisa saber como usá-la e isso ele aprende em grande parte na escola. A instituição escolar trás contribuições extremamente importante para o país e sua função é formar cidadão consciente de seus direitos e deveres, capazes de enfrentar os desafios da vida, sendo um ser politíco, crítico, participativo contribuindo para a transformação de uma sociedade mais justa.
    Virgilina Pires Cardoso - EMEI - ARCO IRÍS - Itaberá

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  67. Boa noite Maria Carolina, realmente tem que haver essa união por parte da comunidade escolar e da sociedade para se adquirir tais valores essenciais na construção da democracia igualitária que tantos almejamos nos dias atuais. Beijos querida!
    ANA PRISCILA BEGO PEREIRA CEIM-CASA DE JESUS ITABERÁ - AT1

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  68. Olá amiga Maria Carolina, concordo com você acho que a união da comunidade escolar junto com pais e alunos fazem a diferença para uma boa formação do cidadão tendo cada um a sua função. Beijos!
    Luciane Magna.

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  69. Telma,
    Concordo com você quando frisa que os alunos devem reconhecer as ações democráticas desde muito pequenos, e lendo seu comentário lembrei-me de uma frase de Pitágoras – “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos!”
    Pois se trabalharmos bem com as crianças desde a primeira infância estaremos com certeza, contribuindo para uma educação de qualidade e isto resume bem todos os comentários postados até agora por nossa equipe.
    Vejo que a equipe da educação infantil de Itaberá, no que toca a importância e o papel da escola e a educação em nossa sociedade esta bem preparada, parabéns a todos os comentários, precisamos agora sair da teoria e partir para ação, equalizar o conhecimento de todos para o bem de nossas crianças.
    Silvia Cristina de Barros Gomes
    Coordenadora Pedagógica
    EMEI “ARCO-IRIS” – ITABERÁ - SP

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  70. Maria de Lourdes,concordo com você na questão em que a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, pois estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas.

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  71. MARIA CREUZA C. S. SILVA11 de maio de 2011 às 02:03

    Olá Edinéia, concordo com você na questão de que os saberes dos alunos devem ser valorizados, pois se deixarmos de lado este aspecto estaremos privando-os da democracia participativa, creio que os saberes que eles trazem consigo são tão valiosos quanto aqueles que uma pessoa mais experiente possa transmitir.
    MARIA CREUZA C. S. SILVA CEIM VILA DOM SÍLVIO

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  72. Nilce Regiane Camargo11 de maio de 2011 às 02:12

    Concordo com você Margareth Feiteira, pois há de se reconhecer e valorizar cada grupo social e suas particularidades, pois o que faz a diferença no mundo é a diversidade, no nosso caso, a diversidade de conhecimentos, como citou a Creuza, não se deve privar os alunos de expor seus conhecimentos, porém deve-se interagir, compartilhando saberes.

    Nilce Regiane Camargo CEIM Vila Dom Sílvio

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  73. Cara amiga Eliete,vale ressaltar que no nosso país vivemos uma democracia representativa,pois escolhemos nossos representantes.A democracia participativa se dá quando o cidadão participa direta e ativamente das decisões de uma organização ou instituição.É isso que a escola vem oportunizar quando chama os pais e à pessoas da comunidade de participar do Conselhode Escola,por exemplo.Eliana Bueno -CEIM Itaberá-coordenadora pedagógica.

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  74. A ESCOLA TEM QUE JUNTO COM TODA A EQUIPE CUIDAR DAS CRIANÇAS, PARA QUE ELAS SE DESENVOLVAM E SEJAM PESSOAS MELHORES E QUEIRAM FAZER UM MUNDO MELHOR.
    TEREZA FERREIRA OLIVEIRA/EDILAINE SALVADOR
    FUNCIONÁRIAS/EMEI ARCO-ÍRIS

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  75. Filomena Tonon Cimatti11 de maio de 2011 às 10:16

    Oi Maria da Glória, sua reflexão foi válida e motivadora uma vez que planejamento participativo é entendido como um processo de possibilidades de melhorias de resultados, quando a comunidade escolar tem competência, motivação e condições práticas de aplicar os conhecimentos construídos coletivamente. Acredito que estamos em constante busca dessa melhoria.

    FilomenaTonon Cimatti -CEIM Itaberá

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  76. OI GLORIA, CONCORDO COM VOCÊ QUE A UNIÃO DE TODA A EQUIPE ESCOLAR PROMOVE A MELHORIA DOS PROJETOS EDUCACIONAIS E QUE PARA CHEGAR AO PATAMAR IDEAL NA EDUCAÇÃO É PRECISO INSISTIR, PERSISTIR, REFAZER, ..., NÃO SE CANSAR, ... E NUNCA DESISTIR, POIS É NA PERSISTÊNCIA DE NOSSOS SONHOS QUE CONSEGUIMOS TORNÁ-LOS POSSÍVEIS E REAIS.
    HENRIQUE
    EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  77. Olá Telma, achei muito interessante seu comentário, pois acredito que desde pequenas as crianças devem interagir no seu meio; nós como educadores e cidadãos devemos auxiliá- las para a aquisição de sua visão crítica, para que futuramente, em suas decisões, elas possam expressar seus ideais com mais perseverança e com um campo maior de conhecimentos sobre o mundo.Portanto, o pensamento crítico cresce junto à criança.Juvelina Aparecida de Almeida Gonçalves Vice-Diretora do CEIM de Itabera, CEIM Vila Dom Silvio, CEIM Distrito de Turiba do Sul

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  78. Adilson oliveira da cruz11 de maio de 2011 às 12:21

    Olá Neusa Gineli concordo com você, tivemos muitas lutas até realmente chegarmos a atual democracia e temos ainda muito que lutar.Até algum tempo atrás a educaçao era para poucos a grande massa não tinha direito a cultura ,ao lazer e a uma formação profissional de qualidade .Atualmente devemos crer mais em nosso poder de cidadão e ser mais participativos em tudo,usando de criticidade no nosso papel social.Adilson professor da EMEI

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  79. Nilce Regiane Camargo11 de maio de 2011 às 12:48

    Adorei sua reflexão,Henrique, devemos estar sempre dispostos a praticar o melhor e sempre pensando em boas perspectivas; a cada pequeno passo devemos empenhar uma grande motivação é isso que nos faz melhorarmos a cada dia, transmitindo ao próximo mais confiança e determinação para agir. Tornamo-nos o exemplo de nossos futuros cidadãos!E é assim que conseguiremos uma educação de melhor qualidade onde a democracia participativa estará ativa !

    Nilce Regiane Camargo CEIM Vila Dom Sílvio

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  80. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA É DAR POSSIBILIDADE DE NOSSOS ALUNOS FORMAREM SEU CORPO DE CONHECIMENTO, RESGATANDO SEUS VALORES E OS TORNANDO CRÍTICOS, ATIVOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL SOCIAL. E SÃO ESSES NOVOS CIDADÃOS QUE TERÃO O PRIVILÉGIO DE LUTAR POR UMA DEMOCRACIA MAIS PARTICIPATIVA.
    PRODESSORA GISLAINE FREITAS/EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  81. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA É FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, ATUANTES, CONSCIENTES, ÉTICOS E PARTICIPATIVOS, BEM COMO CAPACITÁ-LOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, ATITUDES E VALORES.
    AT.1CADERNO1 DAIANE FREITAS/JULIO RODRIGUES
    PAIS CONSELHEIROS/EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  82. Oi Filomena, concordamos com você que a escola é um importante meio de desenvolvimento da sociedade, salientamos a importância de desenvolver um trabalho Escola/Família, pois é na família que é passado os primeiros valores e na escola eles são multiplicados.
    Daiane Freitas/ Julio Rodrigues
    Pais Conselheiros/ EMEI "Arco-Ìris"

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  83. Silvia Cristina de Barros Gomes11 de maio de 2011 às 13:26

    Oi Glória, acho importantíssimo a participação de todos nesse debate.
    Também penso que a participação efetiva para elaborar o o projeto político-pedagógico da escola é uma ação em conjunto, onde planejamos o percurso da escola de forma representativa, preocupando-se em não se tornar uma instância apenas formal.Essa é uma forma de ampliar o entendimento, para descobrir as raízes de certas dificuldades, rever encaminhamentos inadequados e encontrar pistas que conduzam ao sucesso da educação.
    Coordenadora Ped.Silvia Cristina de Barros Gomes
    EMEI"Arco-Iris" - Itaberá

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  84. Certamente que o objetivo maior da escola é a socialização, despertando no aluno sua capacidade de crescimento e melhoria, garantindo-o e estimulando-o atuação democrática, fortalecendo laços de ligação com a comunidade de forma participativa. O aluno deve ser preparado não para ser depósito de conhecimento e sim para ser um ser participativo de seus próprios conhecimentos.
    PROFESSORA SAMIRA GOMES/ EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  85. Maria Creuza concordo com você quando fala que a escola deve preparar o cidadão para o futuro, já que a concepção de vida está sempre se renovando de acordo com as necessidades atuais e também de prepara-lo para que seja crítico e conhecedor de seus direitos de cidadão.
    PROFESSORA SAMIRA GOMES/ EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  86. Olá, Eliete:
    Concordo com sua colocação que a escola tem a função de formar cidadãos críticos e participantes, construtores de conhecimentos, respeitando seus valores e proporcionando ao aluno conhecimento formal. O professor tem que usar conteúdos apropriados para que o aluno possa participar e dar suas opiniões.
    Beijos
    SME- Lucilei de Freitas- Oficina Pedagógica

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  87. Concordo com você Maria da Glória quando você deixa claro que a escola se preocupa em preparar cidadão que exerça direitos de igualdade, que se sintam auto confiantes de sua capacidade de usufluir da democracia de forma saudável e justa.
    PROFESSORA SAMIRA GOMES/ EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  88. OI GLÓRIA,INTERESSANTE SUA EXPLANAÇÃO REFERENTE A DEMOCRACIA, VALORES E CONVIVÊNCIA.ACREDITO TAMBÉM QUE DEMOCRACIA E CONVIVÊNCIA HUMANA É UMA COMBINAÇÃO NECESSÁRIA, POIS SÓ SEREMOS UMA NAÇÃO DEMOCRÁTICA, QUANDO "TODOS" SE CONSCIENTIZAREM DE SUA IMPORTÂNCIA COMO CIDADÃO PARTICIPATIVO. NÃO PODEMOS DEIXAR NOS GUIAR POR UMA "DEMOCRACIA UTÓPICA" E SIM UMA DEMOCRACIA ONDE OS PRINCÍPIOS DE IGUALDADE, LIBERDADE E SOLIDARIEDADE IMPEREM.E PELO INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO, POSSAMOS FORMAR INDIVÍDUOS CAPAZES DE INTERAGIR SOCIALMENTE, APRENDENDO A SER, FAZER, CONHECER E CONVIVER.
    Marcia Magalhães- P.C.P. EMEI "Arco-Íris"

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  89. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA É PROPICIAR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE GARANTAM AO INDIVÍDUO A FORMAÇÃO DE VALORES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS Á SUA SOCIALIZAÇÃO, CABE ÁS ESCOLAS FORMAR CIDADÃOS CAPAZES, CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES; VERDADEIROS SUJEITOS DE COMPREENSÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SUA PRÓPRIA REALIDADE.
    SILVANA ELOÁ DE MOURA
    EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  90. GLÓRIA, PARA NÓS PAIS DE ALUNOS É MUITO IMPORTANTE CONHECER E PARTICIPAR DA VIDA ESCOLAR DOS NOSSOS FILHOS. CONCORDAMOS COM O SEU TEXTO PRINCIPALMENTE NO QUE FALA DA PARTICIPAÇÃO REAL NA SOCIEDADE, SOMENTE DESTA FORMA CONSEGUIREMOS MELHORAR A VIDA E O FUTURO COM CERTEZA SERÁ PAUTADO NA IGUALDADE DE DIREITOS E DEVERES.
    DAIANE FREITAS/JULIO RODRIGUES
    PAIS CONSELHEIROS/EMEI ARCO-ÍRIS

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  91. GLÓRIA, REALMENTE É MUITO DIFICÍL PARA NÓS FUNCIONÁRIOS A PARTICIPAÇÃO EFETIVA NESTE CURSO, PORÉM, É MUITO BOM PODER EXERCER ESSA PARTE DA CIDADANIA, VISTO QUE CONVIVEMOS COM OS ALUNOS E TAMBÉM AUXILIAMOS NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DOS MESMOS.QUANDO VOCÊ FALA NO DIREITO ADQUIRIDO AO VOTO E NA NECESSIDADE DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, POIS SE JUNTOS ATUARMOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ELA COM CERTEZA SERÁ MELHOR.
    EDILAINE SALVADOR/TEREZA FERREIRA
    FUNCIONÁRIAS EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  92. Tania Ramos de Andrade-CEIM Vila Dom Silvio11 de maio de 2011 às 15:58

    A função social da escola se resume basicamente em formar cidadãos conscientes e reflexivos, que saibam desempenhar o seu papel para ajudar na construção de uma sociedade mais justa e solidaria, ou seja, que tenha consciência de que necessita ser atuante e participativo, que saiba buscar o que necessita para resolver seus conflitos, e acima de tudo que saiba lutar pelos seus ideais. Bom o caminho parece ser esse, mas, só conseguiremos atingir nossos objetivos quando abrirmos as portas das instituições de ensino para que todos possam participar ativamente da formação dos alunos e abraçarmos a causa.

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  93. Oi Maria da Glória, gostei e concordo com a sua reflexão, pois a escola tem que trabalhar em grupo com a Equipe Escolar, sempre estimulando e motivando o grupo para assim desenvolver a democracia participativa. Temos que insistir, persistir, refletir, lutar sempre, nunca desistir, só assim teremos um amanhã melhor.
    SME- Lucilei de Freitas- Oficina Pedagógica

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  95. A função da escola é formar cidadãos que tenham um desenvolvimento pleno em todos os aspectos.Como trabalhamos com Educação Infantil a função da escola é mais complexa uma vez que,nossas práticas não são baseadas apenas em conteúdo e o que a criança sabe ou não mas que ela está aprendendo a apreender. O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo.

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  96. OI GLORIA CONCORDO COM VOCÊ POIS, EM NOSSA CIDADE NUNCA TEVE UM DESEMPENHO ASSI PARA A MELHORIA DE NOSSA EDUCAÇÃO FICO MUITO FELIZ E TORCENDO POR TODOS PARA QUE A NOSSA ESCOLA CREÇA AINDA CADA V3EZ MAIS.
    ERICA CRISTINA-CEIM VILA DOM SILVIO

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  98. Maria da Glória, concordo com você quando diz que a escola deveria formar sujeitos autoconfiantes e felizes, afinal um está diretamente ligado ao outro.Para tanto a escola não deve dar mais valor para uma ou outra linguagem, pois como cita Nóvoa " As aprendizagens são uma condição fundamental da cidadania. Nínguém é cidadão, de corpo inteiro, se não conhecer a Língua e a História, a Matemática e as Ciências, a Filosofia e as Artes'
    Importante se faz realçar o espaço escolar como um todo dedicado à aquisição e ampliação do universo da linguagem, mas não apenas a linguagem oral e escrita ou matemática , mas também a linguagem plástica artística, a linguagem corporal, pois todas são importantíssimas para o desenvolvimento pleno do educando, principalmente na Educação Infantil,valorizar uma ou outra linguagem como sendo mais importante é desmerecer aquele que se expressa melhor em linguagens pouco trabalhadas o que não contribui em nada para termos cidadãos autoconfiante e felizes.

    Patricia Souza - "EMEI - Arco-íris" - Professora de Educação Infantil

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  99. É MUITO BOA A COLOCAÇAÕ QUE A ESCOLA DEVE TRABALHAR COM GARA PARA GARANTIR E ESTIMULAR A ATUAÇAÕ DEMOCRATICA DO PAIS! POIS FOI COM MUITA LUTA QUE CONCEGUIMOS ESSA DEMOCRACIA EM QUE VIVEMOS,
    E ASSIM FORMAR CADA VEZ MAIS PESSOAS ETICAS QUE POSSAM AJUDAR NO CRESCIMENTO PARTICIPATIVO DA ESCOLA EM CONJUNTO COM A SUA COMUNIDADE , PARA QUE SE TORNE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E SOLIDARIA ,CAPAZES DE CUMPRIR SEUS DEVERES CONSTITUCIONAIS DE CIDADAÕ.
    LUCIMARA J. ALMEIDA C.E.I.M. ITABERA

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  100. Um conselho escolar é um grupo responsável pelo estabelecimento de objetivos e de direções que a escola tomará no futuro. Ele desempenha um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida em todas as decisões importantes tomadas pela escola. O conselho escolar averigua o que a escola precisa e quais são os assuntos mais importantes que deve focalizar, assessora as necessidades financeiras da escola, orienta o diretor sobre muitos assuntos e muitas outras funções. Por isso pensei bastante e analisei a importância de sermos membros do conselho de escola. Tarefa de muita responsabilidade.

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  101. Boa noite Lucimara,concordo com sua colocação que o dever principal da escola é formar cidadãos, que se tornem critícos,éticos e participativos na sociedade em que vivem.
    Beijos....
    Maria Carolina C.E.I.M.-Itaberá

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  102. Boa noite,Érica Cristina concordo com voce que não pode partir só de nós a participação na escola, mas sim de toda equipe escolar que tem que estar unida, para a formação de bons cidadãos.
    Beijos...
    Maria Carolina C.E.I.M.-Itaberá

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  103. Oi Luciane, concordo com você, quando diz que vivemos em um país onde a desigualdade é muito grande e que a escola tem função social para combate-lás, mas para que isso aconteça é necessário unir as nossas forças, desenvolvendo um trabalho onde todos participem para um futuro melhor.
    Virgilina Pires Cardoso - EMEI ARCO -IRÍS Itaberá

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  104. Oi Henrique !Também vejo que é de suma importância transformar a democracia representativa em democracia participativa . Isso com certeza não é algo fácil ,contudo se faz necessário em nosso contexto escolar . Precisamos sim formar pessoas conscientes para que as mesmas saibam como atuar em sociedade : "não como belos bibelôs mas ,como seres justos , reflexivos ,conscientes,participativos , críticos ... seres que carregam consigo valores e práticas capazes de melhorar a qualidade de sua vida e dos demais membros da comunidade em que estão inseridos".Cabe a cada um de nós a continuidade pois ao participar desta formação continuada com certeza o primeiro passo já foi dado.
    Marisa Cristiano Lima EMEI Arco-Íris Itaberá SP

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  105. A função social da escola é formar cidadãos conscientes e críticos, agentes participativos e transformadores, que venham de encontro aos mecanismos vigentes, que são responsáveis pela manutenção e reprodução das desigualdades. Neste contexto a escola torna-se um espaço de engajamento político com foco na luta por melhorias, nas esferas da política, social, econômica e cultural, com intuito de minimizar as desigualdades.
    Fabrício Lima – E.M.E. I - “ARCO IRÍS” – Professor de Educação FÍSICA.

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  106. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA É FORMAR INDIVIDUOS CRÍTICOS,REFLEXIVOS,QUE TENHAM AUTONOMIA PARA TOMAR SUAS DECISÕES.QUE SEJAM CONCIENTES NÃO SÓ DE SEUS DIREITOS MAS TAMBÉM DOS SEUS DEVERES ENQUANTO CIDADÃOS ATIVOS E PARTICIPANTES EM UMA SOCIEDADE.CIDADÃOS CAPAZES DE COMPREENDER A REALIDADE EM QUE VIVEM E QUE ESTEJAM PREPARADOS PARA CONTRIBUIR NA VIDA POLÍTICA,ECONÔMICA E SOCIAL DO PAÍS,CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

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  107. Edilaine/ Terezinha11 de maio de 2011 às 21:40

    Oi Henrique concordo com você, pois as instituições tem que formar cidadãos com criticas próprias e com coragem suficiente para mudanças melhores e positivas.
    Edilaine Salvador/Tereza Fereira Oliveira/funcionaria da EMEI ARCO IRIS Itabera

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  108. Luciane gostei de sua colocação em relação à realidade do nosso país. E concordo que a escola não pode agir sozinha, pois é necessário que nós educadores, estejamos engajados em formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
    Fabrício Lima – E.M.E. I “ARCO ÍRIS” – professor de Educação Física.

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  109. Boa noite Maria da Glória, gostei muito da sua colocação, quando diz que para construirmos uma democracia participativa precisamos insitir, persistir, refletir, reconduzir, refazer e não se "cansar".É por isso que nós professores devemos ser persistentes com os nosso alunos e acreditar, ensinado-os a ser críticos, participativos, pois nada de imediato se consegue,mas a sementinha vai ficar plantada e um dia vai brotar, crescer e dar frutos.
    Virgilina Pires Cardoso -
    EMEI- ARCO-IRÍS- Itaberá

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  110. Oi Glória, seu texto nos faz refletir sobre a importância do planejamento participativo, e o grande educador Paulo Freire, vê na educação uma forma política de transformar a sociedade, para que a mesma, se torne justa e igualitária. Fazendo uso de suas palavras, precisamos insistir, persistir, refletir, reconduzir, refazer, não se cansar, para que a escola cumpra o seu papel enquanto agente de transformação e conscientização. Se a escola cumprir seu papel de “formação” consciente e cidadã, teremos um sonho realizado: uma sociedade cidadã, justa e igualitária que vê na relação humana a base de sua edificação.
    SME- Márcia Gomes- CTP- Oficina

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  111. MÁRCIA GOMES, CONCORDO COM SUA PRIMEIRA REFLEXÃO QUANTO AO FATO QUE A ESCOLA SÓ CONSEGUE CUMPRIR SEU PAPEL SOCIAL QUANDO ESTÁ CERTA DE QUE OBJETIVOS CUMPRIR, PLANEJAMENTO É ESSENCIAL, SEM MENOSPREZAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO, QUE ATRAVÉS DESTE CURSO ESTAMOS RECEBENDO.
    GISLAINE FREITAS/ PROFESSORA EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  112. GLÓRIA CONCORDO COM VOCÊ, LUTAMOS POR NOSSOS OBJETIVOS E GRADATIVAMENTE COLHEMOS OS RESULTADOS, A GERAÇÃO QUE CORRE ATRÁS DESTA DEMOCRATIZAÇÃO PODE ATÉ NÃO COLHER INTEGRALMENTE OS FRUTOS, MAS ESTÁ PLANTANDO A SEMENTINHA QUE AS GERAÇÕES VINDOURAS COLHERÃO.
    EDINEIA MACHADO GOMES
    PROFESSORA EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  113. GLÓRIA, É BASTANTE PLAUSÍVEL SUA COLOCAÇÃO QUANTO A RESISTÊNCIA, INSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA NA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO, POIS QUEM NÃO DESISTE VENCE, A VITÓRIA PODE NÃO SER NO TEMPO QUE QUEREMOS,MAS À TEMPO DE MELHORAR O SISTEMA EDUCACIONAL.
    MARGARERH FEITEIRA- PROF EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  114. A escola tem como função social formar o cidadão isto é construir conhecimento atitudes e valores que tornem o estudante solidário ético e participativo.A minha participação como membro da escola é muito importante porque através das minhas idéias e opiniões posso contribuir para a formação de uma escola melhor não só para meu filho mas também por toda sociedade.E através da democratização na medida em que reúne diretores, professores, funcionários,estudantes pais e outros representantes da comunidade para descutir definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político e pedagógico da escola que deve ser visto debatido e analisado dentro do contexto nacional em que vivemos.

    Tais Cristina de Almeida .
    Mãe de aluno da CEIM Itabéra.

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  115. GLÓRIA SUA COLOCAÇÃO É NOTORIAMENTE VÁLIDA, POIS PERSISTÊNCIA E RESISTÊNCIA JÁ FAZ PARTE DO COTIDIANO DO EDUCADOR, ESTAMOS NESSA PROFISSÃO POR ACREDITAR NAS MELHORIAS E MUDANÇAS QUE A EDUCAÇÃO PROPORCIONA, COM ESSE CURSO DE FORMAÇÃO JÁ DEMOS O PRIMEIRO PASSO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE MAIS DEMOCRÁTICA.
    GISLAINE FREITAS/EMEI

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  116. Olá Glória, gostei de sua colocação e clara e nos faz refletir sobre nossas ações perante o compromisso que temos em nossa escola e em nossa sociedade. O que mais me chamou atenção foi o final de sua colocação, quando fala que não é de imediato que se consegue,mas com vontade e crença tornaremos o amanhã melhor. Temos que fazer nossa parte, buscando sempre o melhor.
    Luciane Ap. Lobo Santucci-professora/EMEI"Arco-Íris".

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  117. Silvana Eloá de Moura12 de maio de 2011 às 11:09

    Silvana disse...
    Glória, partindo do principio que " o centro do processo é a preocupação com o ser humano", penso que uma escola para ser democrática deve ter suas ações pautadas nas relações humanas, onde professores, funcionários, alunos e a comunidade, interajam para um mesmo fim. Nessa perspectiva estamos num mesmo patamar de responsabilidade, o de promover uma escola ainda mais igualitária. A participação de todos cria laços de pertencimento na busca de constante melhorias para o ensino e o ambiente escolar.

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  118. GLÓRIA CONCORDO COM SUA COLOCAÇÃO QUANDO FALA DA PARCERIA COLETIVA PARA ELABORAR O PROJETO POLÍTICO-PEAGÓGICO DA ESCOLA, POIS ESSA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA QUE DEFINE A IDENTIDADE DA ESCOLA E INDICA OS CAMINHOS PARA ENSINAR COM QUALIDADE.
    CECÍLIA A. PROENÇA
    VICE-DIRETORA EMEI "ARCO-ÍRIS"

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  119. Tania Ramos de Andrade12 de maio de 2011 às 11:26

    Oi Aline, concordo com você, acredito que para atingirmos nossos ideais que é o de formar cidadãos críticos e participativos temos que trazer a sociedade de um modo geral para participar ativamente da formação dos alunos, mas isso só ocorrerá se iniciarmos um trabalho coletivo atingindo primeiramente a comunidade onde estamos inseridos para que então o trabalho percorra e atinja a sociedade como um todo.

    CEIM Vila Dom Silvio

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  120. Simone Cristina de Paula12 de maio de 2011 às 12:30

    A função social da escola é formar cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo...mas para isso é necessário a colaboração de todo um conjunto como funcionários, professores, família, comunidade. Daí a importância de se ter os Conselhos Escolares, uma forma conjunta de se trabalhar, visando uma formação plena do aluno.
    Simone Cristina de Paula
    C.E.I.M Distrito Toriba do Sul.

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  121. oi,Gloria eu concordo com voce,gostei muito de sua colocaçao ,acredito que todos entenderam bem o que voce quis dizer,e é isso mesmo temos que persistir ,resisir e lutar sempre rumo a um mesmo objetivo
    aline parecida de lacerda
    ceim dom silvio

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  122. Quero parabenizar a SME de Itaberá pela iniciativa do BLOG na Formação de Conselheiros.
    É de suma importância o conhecimento integro que norteia o PDE e o PAR no muncípio.
    Bons Estudos a Todos.
    Débora Blóes
    Assessoria Técnica e
    Monitoramento SIMEC-MEC

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  123. Adilson Oliveirada Cruz12 de maio de 2011 às 15:09

    Concordo com você Maria da Gloria nós jamais deveremos desistir de ter esperança de uma escola que sonhamos para nossos filhos.Devemos sempre ter em mente que tudo que se refere ao crescimento de nossa nação no futuro, é agora que devemos realizar..Como diz a letra de uma música da banda legiâo urbana" Quando o sol bater na janela do seu quarto"Nós promovemos o sol na educação, que um dia vai plenamente radiar a sua luz.Adilson-Professor da EMEI

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  124. Oi Cecília, realmente nosso papel quanto educadores é conscientizar os pais da importância da participação destes na escola, envolvê-lo e principalmente contar com suas opiniões. Deve sim ser amplo o nosso trabalho de divulgação da importancia entre a parceria entre escolaa, pais e comunidade.
    Telma Cristina Garcia - Coordenadora Pedag. - CEIM - Vila Dom Silvio.

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  125. A construção de uma escola democrática pressupõe uma forma de gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar – alunos e seus pais, professores, funcionários e direção. Não podemos conceber como escola democrática, se não ouvimos as necessidades de nosso publico alvo, não podemos considerar nossa escola democrática se não damos oportunidade para que estes questionem nossas atitudes e "regras administrativas"

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  126. realmente eu acho muito importante a nossa participação dentro da escola, pois só assim a gente acompanha as coisas que acontecem com nossos filhos. Acho também que desta forma a gente pode ajudar e reinvindicar na prefeitura as mudanças que achamos necessárias que aconteçam, desta forma melhorando o prédio que as crianças estudam.
    Aline ferreira - Manicure, Mãe de Aluno - Conselheira Escolar do Centro de Educação Infantil Municipal da Vila Dom Silvio.

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  127. Hérica Cristiane da Silva Maia12 de maio de 2011 às 16:03

    Meu nome é Hérica e sou mãe de aluno, também faço parte do Conselho da Escola, e participo de todas as reuniões, pois sei da importância durante as decisões sobre as coisas que acontecem na escola. as vezes fica dificil participar pois estou trabalhando, mas mesmo assim peço para minha mãe ou alguém da família vir. Aqui na Dom Silvio, existe uma grande vontade de todos os pais de alunos de que a escola de nossos filhos seja reformada, e por isso sempre que tem reunião a gente comenta sobre a reforma, pois o prédio está bastante feio e até perigoso para os nossos filhos.
    Hérica Cristiane da Silva Maia

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  128. Patricia dos Santos Diniz12 de maio de 2011 às 16:11

    Patricia dos Santos Diniz - Conselho de Escola - CEIM - DOM SILVIO
    Acho que todos os funcionários, professores e pais de alunos da escola devem participar das decisões que forem necessárias. Por exemplo quando vamos decidir o que deve ser feito em caso de suspeita de alguma doença contagiosa. Todos os pais se reunem e decidem o que vamos fazer, e também quando precisamos nos unir para solicitar alguma coisa para o prefeito, com a força do conselho, tudo se torna mais respeitado. A escola é da comunidade e dos alunos que nela estudam, por isso ninguém melhor do que os pais e membros do bairro para ajudarem a tomar as decisões em benefício da escola.

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  129. Aline Ferreira - Conselheira de Escola - CEIM - VILA DOM SILVIO12 de maio de 2011 às 16:19

    Aline Ferreira - Conselheira do CEIM DOM SILVIO
    È um motivo de muito orgulho poder participar desse projeto, e saber como mãe que a escola do meu filho também está preocupada com este curso.
    Como mãe é importante estar sempre perto de tudo o que acontece, e poder ajudar no que for preciso para a melhoria da escola do meu filho.
    Aline Ferreira - Conselheira de Escola - CEIM - VILA DOM SILVIO

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  130. Hérica Cristiane da Silva Maia - Conselheira de Escola - CEIM - VILA DOM SILVIO12 de maio de 2011 às 16:22

    Eu acho muito importante a presença do paiu e de todos na escola, pois desta forma a gente fica sabendo de tudo o que acontece na escola. Eu sempre venho na escola e sempre estou conversando com a professora de meu filho e também com a coordenadora da escola. Sempre ajudo no que form preciso até mesmo já ajudei em algumas festas aqui da escola.
    Hérica Cristiane da Silva Maia - Conselheira de Escola - CEIM - VILA DOM SILVIO

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  131. Telma Garcia - Coord. Pedag. - CEIM - Dom Silvio12 de maio de 2011 às 16:34

    OI Juvelina, realmente construiremos um pensamento crítico quando damos opções para que as crianças reflitam sobre uma coisa e ou situação.A postura da criticidade é formada quando temos bagagem teórica fundamentada em diversos aspectos e assuntos. As crianças podem refletir sobre suas ações quando escolhem sobre uma determinada brincadeira ou não e também quando faz sua opção sobre os amigos que irá ter.
    Enfim ação, reflexão, interação, são atitudes valiosas quando nós falamos em educação e hábitos educativos e também quando valorizamos atitudes participativas e reflexivas.
    Telma Garcia - Coord. Pedag. - CEIM - Dom Silvio

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  132. Patricia dos Santos Diniz - Conselho de Escola - CEIM - DOM SILVIO12 de maio de 2011 às 16:37

    Patricia dos Santos Diniz - Conselho de Escola - CEIM - DOM SILVIO
    Conversando com as minhas colegas e também mães de alunos desta escola, concordamos em dizer que a escola deve sim abrir espaço para que nós mães possamos ajudar a decidir aquilo que consideramos importante para nossos filhos, devemos contar aos professores um pouco mais sobre nossas atitudes em casa e desta forma ajudar os professores aqui na escola.

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  133. Patricia dos Santos Diniz, Hérica Cristiane da Silva Maia, Aline Ferreira e Tania Oliveira Siqueira Lourenço - representante dos pais - Conselho de Escola - CEIM - DOM SILVIO12 de maio de 2011 às 16:47

    De acordo com o texto - Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos escolares, vimos que a escola não deve apenas preparar os alunos para passar de ano, e sim o mais importante é preparar nossos filhos para compreender a vida, a si mesmo e a sociedade, como prática de cidadania. Ensinar nossos filhos a enfrentar os desafios da vida e acompanhar as mudanças da sociedade. Desta forma nossa função como pai não é apenas cobrar das esferas governamentais e da escola, mas também participar e contribuir, presenciando as mudanças e contribuindo para as novas decisões.

    Patricia dos Santos Diniz, Hérica Cristiane da Silva Maia, Aline Ferreira e Tania Oliveira Siqueira Lourenço - representante dos pais - Conselho de Escola - CEIM - DOM SILVIO disse...

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  134. A função social da escola baseia-se formação de cidadãos criticos,éticos, solidários, participativos e acima de tudo atuantes .Sua função vai além do transmitir conhecimentos e se enquadra no que fazer com os conhecimentos aprendidos ,se enquadra na necessidade social da atuação de pessoas conscientes e carregadas de valores ,pessoas que façam a diferença e atuem em prol do bem comunitário e não pessoal.Devemos participar positivamente auxiliando na construção de uma sociedade justa baseada na igualdade e na tolerância.
    AT 1 Marisa Cristiano Lima -EMEI Arco -Íris Itaberá

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  135. Escola, espaço de formação do futuro cidadão. O grande desafio dos educadores são a construção dos conhecimentos e dos valores que esta criança/jovem vai adquirir para dar seus passos como um adulto responsável no futuro.
    Portanto, a função social da escola pública da atualidade é transmitir os conhecimentos adquiridos pela humanidade, os valores éticos e morais da nossa sociedade, construindo assim, um futuro cidadão crítico, participativo e solidário na sociedade democrática que o Brasil apresenta.
    JOSIELE FREITAS
    MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR DO CEIM-CASA DE JESUS

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  136. Tania Ramos de Andrade13 de maio de 2011 às 17:29

    Oi Maria de Lourdes gostei da sua colocação sobre a importância do conselho dentro das instituições de ensino, como você disse o conselho desempenha um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida nas decisões tomadas pela escola, realmente essa é uma maneira de trazer a comunidade para participar ativamente do desenvolvimento da educação em todos os aspectos.

    CEIM Vila Dom Silvio

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  137. JUVELINA DISSE ...
    OI PATRICIA GOSTEI MUITO ,QUE VOCE TENHA FALADO SOBRE EDUCAÇAÕ INFANTIL;POIS TEMOS QUE TRABALHAR SEMPRE MOSTRANDO AS DIFERENÇAS PARA CADA CRIANÇA,PARA QUE NAÕ HAJA DESIGUALDADES, E SEJAM CRIANÇAS FELIZES...
    JUVELINA APARECIDA DE ALMEIDA GONÇALVES: VICE-DIRETORA C.E.I.M. ITABERA ,C.E.I.M. VILA DOM SILVIO, C.E.I.M. TORIBA DO SUL.

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  138. Boa noite, Gloria.
    São notórios os avanços democráticos conquistados durante os tempos, mas temos que considerar as injustiças sofridas pelas classes historicamente excluídas e as desigualdades que ainda perduram. Pois segundo a declaração mundial de Jomtien sobre a educação para todos, declara que:
    A falta de garantia do direito básico à educação (e do acesso à informação) constitui fonte de injustiça social. E que a pobreza e a miséria verificada no mundo atual são produtos, em grande parte, da falta de conhecimento a respeito dos deveres e dos direitos humanos.
    Por tanto a participação efetiva da comunidade como agentes participativos da escola permitira aos cidadãos participar e fazer valer seus direitos.
    E a escola como espaço democrático, contribuirá efetivamente para afirmar os interesses coletivos, para emancipação popular e a transformação de um país com mais igualdade, humanidade e justiça social.

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  139. Gloria,gostei muito do seu comentário,me fez lembrar do livro, ALUNOS FELIZES DE "GEORGES SNYDERS" onde o autor fala "A singularidade de minha escola é transformar o conteúdos escolares a ponto de colocar em primeiro plano a obra prima e a alegia que o aluno pode extrair da obra prima; uma escola que ambiciona confrontar o aluno com as conquistas humanas essenciais"ele afirma ainda;" a escola preenche duas funcões:preparar o futuro e assegurar o aluno as alegrias presentes durante esses longuíssimos anos de escolaridade que a nossa civilização conquistou para ele". Enfim vejo que o futuro está em fazer alegria na escola e a preparação para o futuro constitui um estímulo certo no presente.

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  140. Olá, Maria da Glória concordo com você, que não é de imediato que se consegue construir uma democracia participativa. O início do processo de transformação pode partir das escolas, professores e comunidades dispostos a inovar, tendo-se a clareza do que é essencial e o que desejamos. Nada é impossível, pois essa transformação para um futuro melhor depende de nós.

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  141. oi, Gloria realmente você esta certa em dizer que temos de ser persistente naquilo que desejamos ,não podemos desisitir e com muita força de vontade e entusiasmo levar adiante nosso trabalho dentro da escola,onde queremos transformar nossos alunos em cidadãos criticos e participativos,pois temos sabemos que esta em nossas mãos fazer isto acontecer
    ALINE LACERDA
    CEIM DOM SILVIO

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  142. ARLETE MACHADO NOGUEIRA GIL13 de maio de 2011 às 22:42

    arlete disse:A funçao da escola é preparar o cidadão para o mundo fora das paredes escolar ,buscando torna-los conscientes da sua importãncia na sociedade,sabendo seus deveres e seus direitos.

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  143. arlete disse;Glória gostei muito do seu comentário,em que é aos poucos,que conquistamos uma democracia participativa,e que temos que perceverar quando desejamos algo, não devemos desistir diante de obsáculos mas que com entusiasmo podemos levar nosso trabalho dentro da escola a um campo mais amplo do que a sala de aula.Este curso,é um dos caminhos para novos habitos surjam e nos tornemos mais atuantes em nosso papel na escola e na sociedade.

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  144. A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), desenvolvendo nos alunos a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.

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  145. Glória concordando com o que você disse e acrescentando ao exemplo da Neusa,gostaria de citar a obra "Escritores da Liberdade", um filme de Freedom Writers, EUA, 2007, onde uma professora novata transforma o ambiente da sala de aula, que constava com alunos rebeldes que não interagiam nas aulas, devido aos problemas que traziam consigo do seu mundo exterior a escola.A professora dedicou-se, transmitindo seu afeto, compreensão e impondo seu olhar crítico, motivou seus alunos a participarem de suas aulas,deixando cada um transmitir o seu pensamento e compartilhar seus saberes. Essa atitude fez com que aqueles jovens enxergassem a sua realidade e motivando-os a lutar para a construção de um futuro melhor;começando por transformar o ambiente escolar mais democrático e unido, onde através disto, aos poucos, puderam publicar um livro contendo suas ideias:"Escritores da liberdade".É seguindo o exemplo desta professora que devemos trabalhar com nossos alunos, uma vez que, devemos juntos motivar e orientá-los para a construção de um ambiente agradável para viverem, esse é o nosso papel.


    MARIA CREUZA C. S. SILVA CEIM- VILA DOM SÍLVIO

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  146. OI GLÓRIA, CONCORDO QUANDO DIZ QUE PARA CONSTITUIRMOS UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PRECISAMOS INSISTIR, PERSISTIR, REFLETIR, RECONDUZIR, REFAZER, NÃO SE CANSAR. É COMO A MÃE QUE BUSCA A INDEPENDÊNCIA DO FILHO QUANDO QUER LHE ENSINAR A COMER, FALAR, ANDAR... NÃO É DE IMEDIATO QUE SE CONSEGUE, MAS COM VONTADE E CRENÇA QUE O QUE FAZEMOS HOJE TORNARÁ O AMANHÃ SEMPRE MELHOR.

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  147. Ana Priscila concordo com sua colocação que não é só exigir,nem cobrar resultados da escola ,mas sim participar e contribuir para sua pratica educativa.

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  148. A função social da escola é formar o cidadão critico ,participativo e atuante no viver social .Para tal precisa levá-lo a construir conhecimentos ,atitudes e valores que desenvolvam atitudes solidárias ,pensamento crítico,ético e acima de tudo a consciência de como se da a atuação positiva de um cidadão na sociedade (isto pensando nos ideais do grupo e nas necessidades coletivas ou seja ,o bem comum acima do bem individual).Nas instituições escolares a pratica real da cidadania não deve ser diferente ,a comunidade escolar deve buscar acima de interesses particulares o bem comum ,diante disso ,a gestão democrática se faz necessária visto que, é a base para a participação de todos nas decisões a serem tomadas e também no exercício da justiça e da igualdade de direitos ,banindo praticas que nos revolvam a exclusão e a democracia representativa .
    At 1 caderno 1
    Marisa Cristiano Lima EMEI “Arco –Íris” ,Itaberá,SP

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  149. Olá Glória !!!!
    Gostei muito do seu texto ,realmente a prática da democracia participativa se faz um bem necessário as nossas escolas ,temos pois que acompanhá-la do exercício diário da justiça ,da prática da sabedoria construtiva e da perseverança.Fiquei muito reflexiva na parte que você diz:
    ” Para constituirmos uma democracia participativa precisamos insistir, persistir, refletir, reconduzir, refazer, não se cansar. É como a mãe que busca a independência do filho quando quer lhe ensinar a comer, falar, andar... Não é de imediato que se consegue, mas com vontade e crença que o que fazemos hoje tornará o amanhã sempre melhor.”
    Com certeza não será fácil ,desafios existem ,devem e podem ser superados ,precisamos sim de muita persistência e superação ,creio que somente dessa forma poderemos olhar para trás e dizer conseguimos ...
    Marisa Cristiano Lima EMEI “Arco-Íris “,Itaberá ,SP

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  150. Olá Fabrício !
    Realmente é preciso se repensar o direito á educação ,pois esse direito vela não somente a matricula escolar ,mas também a permanência na escola ,a qualidade do ensino que se oferece e que acima de tudo é direito que pertence á todo cidadão ,deixando de fora a exclusão,adotando práticas inclusivas e justas .Caminhamos sim a passos lentos e adotamos práticas nem sempre condizentes a democracia que pretendemos alcançar ,precisamos urgentemente transformar nossas escolas em lugares democráticos ,onde a justiça e igualdade prevaleça.
    Marisa C Lima EMEI “Arco-Íris”,Itaberá,SP

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  151. Oi Ana Priscila, concordo com você quando diz que a sociedade não deve somente exigir e cobrar resultados da escola, mas sim, participar e contribuir na sua prática educativa, pois quando todos dão as mãos para a construção de um futuro melhor, a sociedade, como um todo ganha em seu progresso social e humanitário.
    JOSIELE FREITAS–MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR
    CEIM-CASA DE JESUS

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  152. PARABÉNS AOS PARTICIPANTES DA PRIMEIRA ATIVIDADE DO CADERNO 1.VOCÊS EMPENHARAM-SE NA BUSCA DE RUMOS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, COMO SEMPRE FAZEM. DEVIDO AOS PROBLEMAS TÉCNICOS DO BLOG, HOJE SE ENCERRA A PARTICIPAÇÃO. LOGO, LOGO ESTAREMOS DE VOLTA!!!! AGUARDEM E CONTINUEM A ACESSAR O BLOG, EM BUSCA DAS NOVIDADES!!! ABRAÇOS A TODOS OS CURSISTAS!!!!

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  153. Oi Glória, quando você frisa sobre as diferenças e liberdade de expressão para conviver em grupo, penso também que precisamos garantir um espaço no ambiente escolar para que os membros do conselho sejam mais atuantes demonstrando suas opiniões, necessidades e angustias com essa atitude com certeza irão exercer efetivamente a função de um cidadão consciente e participativo.

    Silvia Cristina de Barros Gomes
    EMEI

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