CONSELHOESCOLAR

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segunda-feira, 14 de maio de 2012

CADERNO 9 – CONSELHO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO NO CAMPO

Objetivos: • Conhecer a realidade da Educação no Campo, com suas peculiaridades, valorizando a cultura e os saberes dessas crianças; • Fazer do Conselho de Escola um colegiado que discuta e delibere ações, que promovam a qualidade da educação neste meio. AT-09.01 DISCUSSÃO NO BLOG A VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DOS SABERES DAS CRIANÇAS DO CAMPO SINOPSE Debata no blog: considerando as peculiaridades da Educação no Campo, como a escola inserida em meio urbano pode realizar uma educação de qualidade e que valorize a cultura e os saberes dessas crianças? E como o Conselho Escolar pode auxiliar na busca dessa valorização? ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR Caro(a) aluno(a), Faça uma primeira leitura do Caderno 9. Após esta leitura, faça uma segunda, anotando as principais ideias e conceitos. Considerando suas leituras a respeito da valorização da cultura e dos saberes das crianças do campo, reflita sobre e responda as questões deste módulo no blog: • Segundo o Caderno 9: • O que podemos entender como necessidades próprias do espaço cultural do estudante campesino? • Como o Conselho de Escola deve agir para garantir que sejam levadas em consideração, na educação campesina, as peculiaridades que influenciam o meio rural? • Qual a importância "do geral e do particular" (LDB, Art. 26) na organização curricular da educação do campo? CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO • Participar do blog com três inserções (reflexões e/ou opiniões), distribuídas ao longo do período de 7 dias (tempo em que discutiremos o Caderno 9) • Responder de forma reflexiva os questionamentos propostos para este blog. Expor ideias, relacionando-as com as dos colegas e, obviamente, respeitando as normas de “netiqueta”, ou seja, ética na internet. • Apresentar argumentos coerentes demonstrando leitura do caderno e/ou relacionando-os às experiências pessoais. • Escrever as ideias com clareza, coesão e objetividade, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa. POSTAGEM Prazo: 25 a 31/05 (07 dias) Valor: 0 – 10 Atividade vale frequência. Um ótimo trabalho a todos!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CADERNO 8 – CONSELHO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Objetivos: • Discutir sobre a valorização dos trabalhadores em educação básica, bem como entender quais são as principais dificuldades enfrentadas por eles no âmbito escolar; • Analisar quais são as medidas necessárias a serem tomadas pelo Conselho Escolar para que ocorra a valorização dos trabalhadores em educação básica; • Refletir e posicionar-se sobre as ações presentes no cotidiano escolar, referentes à valorização dos trabalhadores em educação básica, que são exigidas pela LDB 9394/96. AT-08.01 SINOPSE: DISCUSSÃO EM BLOG O POSICIONAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR DIANTE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Para superar a divisão social do trabalho, o Conselho Escolar (CE) pode desenvolver algumas ações, de forma integrada e participativa, a fim de ajudar na formação do cidadão político que luta por seus direitos. Na página 43 do Caderno 8, são colocadas as possíveis ações do CE neste sentido. Assim, discuta no blog: quais são (ou deveriam ser) as ações do CE para que ocorra (ou que ocorresse) a valorização do trabalhador em educação básica? Orientações para participar Caro(a) cursista, Faça uma primeira leitura do Caderno 8. Após esta leitura, faça uma segunda, anotando as principais ideias e conceitos. Considerando suas leituras participe do blog: Segundo o Caderno 8: quais são (ou deveriam ser) as ações do CE para que ocorra (ou que ocorresse) a valorização do trabalhador em educação básica? Critérios de Avaliação • Participou do blog com três inserções (reflexões e/ou opiniões), distribuídas ao longo do período de 5 dias (tempo em que discutiremos o Caderno 8). (3,0 pontos) • Respondeu de forma reflexiva os questionamentos propostos para este fórum. Expôs suas ideias, relacionando-as com as dos colegas e, obviamente, respeitando as normas de “netiqueta”, ou seja, ética na internet. (3,0 pontos) • Apresentou argumentos coerentes demonstrando leitura do caderno e/ou relacionando-os à suas experiências pessoais. (2,0 pontos) • Escreveu suas ideias com clareza, coesão e objetividade, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa. (2,0 pontos) POSTAGEM Prazo: 05 a 09/05 (5 dias) Valor: 0 – 10 Atividade vale frequência.