CONSELHOESCOLAR

CONSELHOESCOLAR

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caderno 2 - CONSELHOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS

A FUNÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO CONSELHO ESCOLAR
Com base na discussão realizada, baseada no caderno 2, sobre a função político-pedagógica do Conselho escolar (p. 17-27) explicite:
a) Como o Conselho Escolar pode contribuir para a “construção de uma educação democrática e emancipadora”? (p. 19)
Reflita com base nas páginas 17 a 22 do CADERNO
b) Um dos grandes problemas que precisa ser enfrentado pela escola é a fragmentação das atividades escolares, já que os sujeitos, ao se fragmentarem, “perdem a dimensão do viver em sociedade, pois ficam individualizados nos seus desejos e lutas” (p.26).
• Como essa dimensão fragmentária das atividades escolares reflete na atuação do Conselho Escolar?
• Qual o instrumento primordial para fazer esse resgate do trabalho coletivo na unidade escolar? Por quê? (p. 23 – 27)

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR DO BLOG
CARO CURSISTA
Inicie fazendo uma primeira leitura do CADERNO 2. Depois, faça uma segunda leitura destacando e anotando as principais ideias e conceitos apresentados. Reflita sobre a função político-pedagógica do Conselho de Escola e responda as questões deste fórum:
• Segundo o Caderno 2, por que a função do Conselho Escolar é fundamentalmente político-pedagógica?
• Como estes termos se articulam?
• Como a sua experiência no âmbito educativo lhe permite compreender esta questão?
• Como, em sua opinião, o Conselho Escolar pode atuar de forma a possibilitar uma educação que vise “o desenvolvimento de cidadãos conscientes, autônomos e emancipados “(p.21)?


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

• Participação no blog com três inserções (reflexões e/ou opiniões), distribuídas durante o período de 12 dias (tempo em que discutiremos o Caderno 2). Sugestão: uma participação por semana. (3,0 pontos)
• Responder de forma reflexiva os questionamentos propostos para este fórum. Expôs suas ideias, relacionando-as com as dos colegas e, obviamente, respeitando as normas de “netiqueta”, ou seja, ética na internet (3,0 pontos).
• Escrever suas ideias com clareza, coesão e objetividade. (2,0 pontos)
• Obedecer às normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa. (2,0 pontos)

PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 27/06/2011 A 09/07/2011 (13 DIAS)

SUGESTÕES EXTRAS: * Escreva seu texto em um processador (world, por exemplo). Faça as correções e salve o documento. Em seguida, copie-o e cole no Blog.
* Evite postar e retirar seus comentários.
* Procure evidenciar em suas postagens semelhanças, diferenças ou complementos do assunto que você abordou.
Antes de encerrar a atividade seu tutor irá postar considerações sobre o que já foi escrito no blog. Leia e aproveite este comentário para realizar uma de suas 3 inserções.